fbpx

Cajón del Maipo Chile

Tour de um dia para Cajón del Maipo e Embalse El Yeso

Compartilhe

O passeio para Cajón del Maipo sempre está no roteiro de viagem de quem visita o Chile, e a cidade de Santiago, e uma das maiores atrações de Cajón é o Embalse El Yeso.

O Cajón del Maipo é um cânion da Cordilheira dos Andes que fica localizado na região metropolitana de Santiago, a aproximadamente 80km de distância da capital.

Você pode ir por conta própria ou fechar um tour. Há muitas agências brasileiras em Santiago.

Esse tour é de dia inteiro, e faz algumas paradas, dependendo do tipo de pacote que você fecha.

Quanto custa Cajon del Maipo?

O passeio custa em torno de R$270 por pessoa e pode pagar em pesos chilenos ou em reais.

O nosso voucher contemplava Cajón del Maipo+Embalse el Yeso+San Juse del Maipo+Termas+Picnic com vinho e outras delicinhas .

Gostamos pelo que oferecia, haviam muitas agências levando apenas para Embalse el Yeso.

E os valores variam também.

A van nos buscou na pousada bem cedinho, por volta das 6:50h e chegamos em Santiago por volta das 17:40h. Foi tempo suficiente para o que fizemos por lá.

Vá para o assunto do seu interesse no post:

Veja o Vlog do nosso dia em Cajón del Maipo e Embalse El Yeso aqui :

Dicas do passeio para Cajón del Maipo e Embalse El Yeso.

• Leve água e um lanchinho, pois o passeio é longo;
  • Roupas para trocar depois do banho nas termas, chinelo, toalha e roupa íntima;
  • Sabonete, protetor solar, óculos de sol;
  • Esse é um passeio de bate e volta, mas existe a possibilidade de dormir por lá. Há hotéis e pousadas na região;
  • Você precisa levar casaco corta vento, ir bem agasalhado e de tênis ou bota.
  • Se estiver de carro, procure sair pelo menos uma hora e meia antes do pôr-do-sol, para evitar ter que passar pelas estradas de terra no escuro.
Embalse El Yeso

O que fazer em Cajón del Maipo

As atrações de Cajón del Maipo que podem incluir em seu tour são:

• Baños Colina
  • Baños Morales
  • Embalse el Yeso
  • Termas del Plomo
  • Parque río Olivares
  • Monumento Natural el Morado

A região oferece várias possibilidades de atividades ao ar livre, como por exemplo

Trekking, escalada, montanhismo, cavalgada, mountain bike, canoagem, bungee jump, rafting e pesca.

E nas cidades por onde você passar, cada uma delas tem atividades e atrações diferentes.

La Obra é conhecida pelo trabalho em pedra, Las vertientes pelo mel e cristais de quartzo, El Canelo venda de vinhos e licores da região, El Manzano e seu cerro Las Torrecillas é para prática de escalada.

Lagunillas é um centro de ski, El Toyo pode-se praticar pesca esportiva, em El Melocotónestá o museu ferroviário, El Ingenio há venda de frutas secas, Romeral é uma cidade mineira abandonada, em Queltehues está uma das hidroelétricas da região.

Mapa de Cajón del Maipo e Embalse El Yeso

Mapa de Cajón del Maipo

Baños Colina

São piscinas naturais, formadas por depósitos calcários de águas termais, com temperaturas até 70ºC.

Recomenda-se visitar Baños Colina entre os meses de outubro e março, embora esteja aberto o ano todo, já que suas condições climáticas, principalmente no inverno, são extremas e pode não ser possível visitar.

As atividades que podem ser desenvolvidas neste local, além dos banhos termais, são passeios recreativos, cavalgadas e subidas em morros próximos como o Cerro Puntiagudo (4.100 metros acima do nível do mar).

Possui área de camping.

O que fazer em Cajón del Maipo

Baños Morales

Localizado na confluência dos rios Morales e Volcán. Fica próximo do Monumento Natural El Morado.

São duas piscinas de águas termais ricas em iodo, cloro, sódio e potássio, com temperaturas superiores a 25ºC e profundidades entre 0,7 e 1,7 Mts.

Onde a submersão por alguns minutos pode ajudar no combate a doenças como reumatismo, artrite, lombalgia e doenças da pele, além de relaxar o corpo.

Recomenda-se visitar entre os meses de outubro e março.

Além dos banhos de lama e águas ricas em minerais, pode-se realizar passeios recreativos, passeios a cavalo, montanhismo etc..

Você pode acessar Baños Morales viajando pela rota principal de San José de Maipo, Camino al Volcán (rota G-25). Uma vez em San Gabriel, você deve continuar 22 km.

Para chegar a Baños Morales com transporte público:

De 1º de janeiro à primeira semana de março,  de segunda a domingo, às 07h30. horas, na estação Bellavista la Florida Metro (Linha 5), ​​pegue o Metrobus nº 72 em direção a Baños Morales, no traslado de ônibus intermunicipal. No inverno, as viagens de locomoção coletiva para este destino são suspensas.

De 15 de setembro a 31 de dezembro, as  viagens são feitas apenas aos sábados, domingos e feriados, às 7h30, a partir da plataforma de combinações intermodais, na estação Bellavista la Florida do Metrô (Linha 5).

O retorno acontece às 18h, a partir de Baños Morales.

Embalse el Yeso

Contém 253 milhões de metros cúbicos de água, uma altitude de 3.000 metros, suas águas turquesa são acessadas pela rivera del rió yeso.

Neste setor existe apenas uma estrada muito estreita e com pouco tráfego de veículos, não existe sinalização adequada pelo que deve se ter cuidado.

O acesso ao reservatório é das 06h00 às 14h00 e retorna das 15h00 às 21:00 horas.

Entre abril e agosto, apenas veículos autorizados poderão viajar na rota para o reservatório de El Yeso.

Como chegar: A partir de San José de Maipo, siga pela rota G-25 até San Gabriel.

A partir daí, siga o caminho pavimentado até cruzar a ponte El Yeso. Siga até chegar a Romeral.

Pegue a rota G-455 com destino a Embalse El Yeso. Siga a estrada, margeando o rio Yeso até o Embalse.

Embalse El Yeso

o que fazer em Santiago

Termas del Plomo

São piscinas naturais no meio da Cordilheira dos Andes, formadas por águas termais do vulcão San José. Estão localizadas a 68km de San José de Maipo.

No período da primavera e verão é possível mergulhar nas águas termais, contemplando a paisagem.

Durante o outono e o inverno, o acesso às Termas pode estar fechado por conta das condições climáticas.

Como chegar: Passe pelo Embalse El Yeso e mais adiante encontrará uma bifurcação, siga pela direita, com destino a Termas del Plomo.

Desça e cruze o Estero Yeguas Muertas, seguindo pelo caminho sinalizado, que termina nas Termas.

Informações sobre o Parque río Olivares aqui e sobre o Monumento Natural El Morado aqui.

Como é o tour para Cajón del Maipo e Embalse El Yeso

Nossa primeira parada foi em San José Del Maipo para quem quiser fazer um lanche ou usar o banheiro nós tínhamos levado sanduiches que fizemos na pousada.

Fomos abordados por uma manada de cachorrinhos famintos, o André andava eles iam atrás dele hahahha 😂o encantador de cães.

Não tem muito o que fazer ali e fazia muito frio, por isso não nos demoramos.

Também fizemos uma parada rápida em um mirante pelo caminho por opção do guia.

o que fazer em Santiago

Mirante

E em seguida a parte mais esperada do passeio, Embalse el Yeso

Uma represa sobre o nível do mar.

O cenário é de uma lagoa linda de água turquesa banhada pelo Rio Yeso e com montanhas no fundo.

Não importava o ângulo que você olhasse ou tirasse fotos era simplesmente incrível a beleza do lugar, um local de contemplação sem dúvida.

Cajón del Maipo e Embalse El Yeso

Embalse el Yeso

A paisagem pode mudar completamente dependendo da época do ano que você vai.

Nós fomos em março e estava sem neve, com sol brilhante, mas ainda frio.

Se você for mais para o final do ano pega as montanhas com neve, mas quando há muita neve não é possível fazer o passeio.

Achamos o lugar maravilhoso, mas a paisagem com neve é mais bonita na minha opinião.

Nós ficamos uns 40min por lá apreciando a vista e tirando fotos. Você pode explorar o lugar para encontrar ângulos diferentes.

Cajón del Maipo e Embalse El Yeso

Embalse el Yeso

Em seguida, nosso guia parou no túnel ferroviário del Tinoco que funcionou na época de 1914, ele pediu para andarmos por dentro do túnel de 500 metros no escuro.

Porque tem lenda de fantasmas dentro dele… e o guia aprontou colocando a luz de um carro perseguindo a gente lá dentro e fazendo barulho pra gente sair correndo soltando os bofes pra fora. #bichobesta

como é o tour Cajón del Maipo e Embalse El Yeso

Túnel ferroviário del Tinoco

Nossa última parada foi em Baños Colina, a entrada custa 8 mil pesos por pessoa mas está incluída no pacote e há outras duas termas em Cajón del Maipo, citadas no início do post.

São várias piscinas naturais uma embaixo da outra com águas bem quentinhas e cor meio azulada e esbranquiçada por causa do fundo.

Do lado de fora a paisagem cercada por montanhas simplesmente lindo.

Baños Colina

Tinha também um vestiário bem simples para trocar de roupa, deixamos nossas coisas num cantinho por lá e fomos nos banhar.

Do lado de fora um frio de cortar a carcaça rs, quando coloquei o pé na primeira piscina a mais do alto, me queimei, era muito quente.

Então fui descendo e encostando o pé nelas para decidir em qual entrar, que no caso foi a primeira, menos quente, mais agradável.

Ficamos ali um tempo e depois sim fomos subindo para as outras porque o corpo já estava acostumando, mas do lado de fora um frio doido.🥶

Quando fomos embora estava doida para tirar a lama acinzentada da pele.

Então tomei uma ducha lá, só que é o seguinte… são alguns chuveiros sem porta e não tem onde pendurar as roupas e a toalha e o chão fica inundado.

Então leve com você somente o básico para se trocar e termine do lado de fora do vestiário para não cagar a roupa.

Depois fomos para a van onde teríamos nosso picnic em uma mesinha simples com biscoitos, vinho, pastinhas, salaminho “diliça” do chile e queijos, e estava bem gostoso.

Depois fomos embora, o guia nos deixou no Centro de Santiago porque queríamos trocar dinheiro, ele foi muito simpático a viagem toda e um bom guia explicando tudo durante o passeio.

Baños Colina

A Civitatis é uma empresa que oferece passeios, tours, ingressos nos principais destinos nacionais e internacionais.

Excursão a Cajón del Maipo e termas de Colina

Quando ir a Cajon del Maipo?

De novembro a maio é o mais indicado pois fora desse período a estrada fica muito perigosa e até pode fechar pela quantidade de neve.

Nós fomos no início de abril e foi bem tranquilo, ainda assim estava frio, mas em alguns momentos eu até tirava o casaco.

Porém as montanhas não estavam cobertas de neve, que eu acho que deixam a paisagem mais bonita.

Minha cunhada foi em junho e pegou a paisagem com neve e ela disse que fez bastante frio.

Outra coisa importante, e se possível, ir durante a semana quando tem menos gente.

Quando tem neve em Cajón del Maipo?

No começo de junho é possível encontrar neve.

Está com viagem marcada? O Seguro Viagem é muito importante!

A Real Seguro Viagem é um comparador de seguro viagem que tem o melhor preço e tem 2% de desconto no cartão ou 7% no pix/boleto para nossos seguidores.

Faça uma cotação e veja qual seguro se encaixa melhor no seu perfil e viaje mais tranquilo.

Faça sua cotação AQUI

Como ir a Cajón del Maipo por conta própria?

Como ir de Santiago a Cajón del Maipo:

Tem gente que aluga carro e diz que chega lá de boa e isso foi uma grande dúvida para nós, se não seria melhor mesmo alugar e ficar o tempo que quisesse por lá.

Não parecia ser difícil, mas também havia muita gente dizendo para não ir, que era perigoso e tal.

Então fizemos uns cálculos e ir de carro ia sair um pouco mais barato só, então a comodidade do tour foi nossa preferência.

E foi melhor mesmo, pois tem umas estradas que são muito estreitas, se não tiver cuidado cai.

Mas para chegar de carro ao Cajón del Maipo, você deve seguir os seguintes caminhos:

Vindo do centro de Santiago,  deve-se pegar a Av. Vicuña Mackenna e entrar na Av. Departamental em direção ao leste, até chegar à Av. La Florida.

Em seguida, vá direto para o sul na Av. La Florida até chegar ao Camino al Volcán e pare no destino.

Se você está vindo do leste de Santiago, você  tem duas alternativas.

Uma é pela Av. Américo Vespucio. Se vier pela rodovia, saia na saída Las Torres e vire para o leste na Av. Departamental, até chegar à Av. La Florida.

Em seguida, vire para o sul e siga em frente na Av. La Florida até chegar ao Camino al Volcán e pare na cidade de destino.

A outra alternativa é pegar a Av. Macul e seguir em frente até cruzar a Av. Américo Vespucio, onde a Av. Macul se torna Av. La Florida.

Continue em frente na Av. La Florida até chegar ao Camino al Volcán e pare na cidade de destino.

Vindo da Plaza de Puente Alto, pegue a Av. Concha y Toro em direção ao sul, até chegar à Calle Arturo Prat e vire à esquerda.

Em seguida, na rua Balmaceda, vire à esquerda novamente e pegue a Av. Eyzaguirre, virando à direita e continue pela Av. Eyzaguirre até encontrar o Camino al Volcán.

OBS: É aconselhável que alugue um carro 4×4 para esse passeio, muitas estradas são de terra batida e esburacadas. Abasteça o carro em Santiago antes de sair.

Durante o percurso, se vir placas que indicam ‘Quebradas’, são mirantes onde há algo interessante para ver.

Caso queira alugar um carro para fazer sua viagem, pode procurar no buscador da Rentcars. É um site de comparação de preços e locação de veículos com atendimento em todo mundo fornecido pelas principais locadoras de veículos do mercado.

Pesquise aqui

Como chegar em Cajón del Maipo em transporte público

Na estação Bellavista la Florida do metrô (linha 5),  pegue o traslado de ônibus intermunicipal e pegue o Metrobus nº 72 em direção à Plaza de Armas em San José de Maipo.

Outra opção é descer na estação Las Mercedes do Metrô (linha 4) e, na saída Vicuña Mackenna Poniente, pegar o ônibus Cajón del Maipo ou o Metrobus nº 72 em direção à Plaza de Armas de San José de Maipo.

Para quem quer ir até Baños Morales, as 7h30 sai o mesmo ônibus no. 72 , sendo a volta deste mesmo ônibus às 18h. Atenção pois no inverno este ônibus não circula.

Não é aconselhável explorar a região dessa forma porque existem poucas opções de ônibus e elas não possuem horários regulares.

Tour por Cajón del Maipo e represa El YesoExcursão às termas de Valle de Colina + Represa El YesoEscalada em Cajón del Maipo

Conclusão:

Definitivamente se estiver em Santiago, separe um dia para conhecer Cajón del Maipo e o famoso Embalse El Yeso.

A paisagem vai encher seus olhos e se puder colocar pelo menos um banho de terma no roteiro, vai ser melhor ainda.

As paisagens do Chile merecem muitas fotos.

Se você gosta das nossas dicas segue a gente lá no Instagram @ateondeeupuderir para acompanhar nossas viagens em tempo real!

Confira nosso guia de viagem mais detalhado do Chile, você pode clicar aqui. Ou selecionar o assunto que mais te interessa:

Gostou do nosso post sobre Cajón del Maipo? Veja também:

Assunção Paraguai

O que fazer em Ciudad del Este

Guia do Paraguai

Dicas do RJ no verão

Roteiro de Conservatória no RJ

EI, VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE COM A GENTE!

Sabia que quando você faz uma reserva com um link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a produzir mais artigos e vídeos! Topa dar essa forcinha para o Até Onde eu Puder Ir? Então planeje sua viagem aqui.

Hospedagem: Booking
 Passagens Aéreas: Passagens Promo
 Aluguel de carro: Rent Cars
 Seguro viagem: Seguros Promo
Ingressos e Passeios: Get your GuideCivitatis
 Chip e Internet: Viaje Conectado

Ana Paula

Olá! Eu sou Ana Paula. Sou formada em publicidade, amo viajar e me conectar com pessoas, lugares e culturas diferentes. Já visitei 12 países e 87 cidades desde 2016 e vou continuar Até Onde eu puder Ir.

• 1
Post Anterior

12 Comments

1. Marcella 12 de dezembro de 2022

Que sonho esse passeio por Cajon del Maipo e Embalse el Yeso! Eu ainda não conheço o Chile e estou planejando ir em breve. Não vejo a hora. Obrigada pelas dicas 🙂

De nada!

2. Carol Miranda 12 de dezembro de 2022

Esse foi um dos passeios que não consegui fazer no Chile, mas morro de vontades de conhecer! Estou planejando uma outra trip e certamente estará no roteiro. Ótimas dicas

1. Ana Paula 2 de janeiro de 2023

Vale a pena, você vai curtir!

3. Izabela 12 de dezembro de 2022

Menina, não conheço o Chile e já fiquei encantada com o seu post sobre o Tour por Cajón del Maipo, mas já estou com passagem comprada e com certeza esse pedacinho do paraíso não vai faltar no meu roteiro.

Que legal! Você vai gostar

4. M. Marques 19 de maio de 2023

Estou me planejando para ir no inverno do próximo ano e já estou reunindo todas as dicas aqui do seu blog sobre o Cajon del Maipo. Obrigada por compartilhar!!

1. Ana Paula 22 de maio de 2023

Que bom que vamos ajudar!

5. Fernanda 21 de maio de 2023

Nossa, como Cajón del Maipo e Embase el Yeso tem paisagens maravilhosas né? Fico babando nas fotos que vejo! Tb acho que nesse caso compensa demais pagar um pouquinho a mais e ir em um tour de um dia saindo de Santiago pra evitar as preocupações de alugar um carro.

1. Ana Paula 22 de maio de 2023

Verdade

6. Cynara Vianna 10 de julho de 2023

Meu roteiro para o Chile não para de crescer, agora acabo de acrescentar mais 1 dia para fazer esse passeio para Cajón del Maipo e Embalse El Yeso, paisagens lindíssimas.

1. Ana Paula 11 de julho de 2023

hahahha boa!

Dúvidas, elogios, críticas ou sugestões? Adoraremos ler seus comentários!

error: Content is protected !!