Conhecendo a Fábrica Bhering
Compartilhe
A Fábrica Bhering é um complexo industrial localizado na cidade do Rio de Janeiro, no bairro da Gamboa, zona portuária da cidade.
Fundada em 1880, a fábrica se tornou um dos principais pontos de referência do patrimônio industrial da cidade e um exemplo de revitalização urbana.
Outra área do RJ que foi restaurada e merece a visita é o Boulevard Olímpico, onde está a Rio Star,oAquaRio e o Museu do Amanhã.
Foi a primeira fábrica de chocolate e café moído do Brasil.
Produtora de alimentos derivados de chocolate, café e guloseimas, como a “bala Toffe”, “bala Boneco”, “chocolate Refeição”, “café Globo”.
Fábrica da Bhering História
O complexo foi construído por Adolpho Bhering, um imigrante alemão que chegou ao Brasil no final do século XIX.
A fábrica chegou a ser fornecedora de chocolate da Família Imperial no Brasil.
Teve início suas atividades ainda na Rua Sete de Setembro, mas com a reformulação do centro da cidade precisou ser demolida, se deslocando em seguida para a Avenida Treze de Maio, próximo ao Teatro Municipal.
A Fábrica Bhering se instalou em 1930, na zona portuária do Rio onde se encontra atualmente.
São dez mil metros quadrados, e seis andares que explora e tira o melhor da luminosidade natural com suas claraboias e vidraças envoltas a estruturas de ferro que ainda estão intactas.
As características de ser um local arejado, montado dessa forma são típicas de locais pensados para produção e armazenamento de alimentos.
E tudo veio importado da Alemanha, onde existia uma antiga fábrica que foi desativada.
Seus maquinários eram dos mais modernos e sofisticados, para produção de alimentos derivados do café e do chocolate.
Em meados dos anos 70 um produtor de café de Minas Gerais para adquirir a marca do café Globo para uso nos seus negócios levou a fábrica para seu estado.
Veja nosso roteiro de conservatória.
Entre 1974 e 1980, por conta da recessão, de volta ao Rio de Janeiro, a fábrica acabou sendo utilizada para a fabricação de merenda escolar para escolas públicas.
Quando veio o Plano Collor, o governo suspendeu os contratos e para não abrir falência aconteceu a criação da Bhering Estúdios e da Bhering Locação.
Onde cenas de filmes de produção nacional como ‘Olga’, ‘Meu Nome Não é Johnny’, entre outros filmes, inclusive o Hulk, foram gravadas no espaço.
Nos anos 90, o complexo industrial foi adquirido pela Prefeitura do Rio de Janeiro, que iniciou um processo de revitalização da área.
Em 2007, a fábrica foi aberta para visitação pública, e desde então vem se consolidando como um espaço de cultura, arte e empreendedorismo.
Atualmente, a Fábrica Bhering abriga diversos ateliês de artistas plásticos, designers, fotógrafos e outros profissionais criativos.
Além disso, o espaço conta com uma agenda cultural diversificada, com exposições de arte, shows, palestras, workshops e outros eventos.
O que tem na Fábrica Bhering?
Como já mencionei, é um prédio de seis andares, e para subir você pode usar as escadas ou o elevador super antigo que ainda funciona e é seguro.
Nos primeiros andares, você pode conhecer o Brechó Belchior; o restaurante Gulemix; o Trapiche Carioca, que vende com objetos decorativos e móveis; a Livraria da Fábrica, com algumas relíquias; além de uma confeitaria e o Café da Fábrica.
Fomos em uma loja de móveis antigos, que é praticamente um museu, mas você pode comprar tudo que está exposto na loja.
Até o fusca que fica no centro 😂. Nós vimos muitas coisas antigas interessantes, vale a pena dar uma passada lá.
Há outras lojas que ficam abertas ao público de segunda a sexta-feira.
Os ateliês e estúdios de arte se localizam a partir do terceiro andar.
Em um dos andares encontramos as antigas máquinas que faziam os doces na fábrica. Eram enormes e ainda possuem as placas que as descrevem.
Como área de destaque tem o terraço, que possui uma vista que cobre todo o Centro do Rio e até mesmo Niterói; há algumas pinturas na parede e uma torre fotogênica.
Se você caminhar até o fundo do terraço, vai ver um portão, pode abrir e descer as escadas.
Um salão enorme com janelas de vidro colorido e uma vibe industrial em um pé direito altíssimo e iluminado.
Já serviu de set para gravações, como a abertura do programa dominical Fantástico, da TV Globo.
Foi a parte que mais gostei do prédio, as fotos ficaram lindas.
Fábrica Bhering
Endereço: Rua Orestes, 28 – Santo Cristo – Rio de Janeiro
Horário de funcionamento: Segunda a sexta, 10h às 17h // Sábado, 10h às 19h // Fechada aos domingos e feriados
Entrada gratuita
Estacionamento no local, mas sugiro ir de Uber, Táxi ou VLT (parada mais próxima: Rodoviária)
A Civitatis é uma empresa que oferece passeios, tours, ingressos nos principais destinos nacionais e internacionais. Conheça as atrações do Rio de Janeiro aqui.
Tour completo pelo Rio de Janeiro com ingressosVisita guiada pelo Rio de Janeiro
Conclusão:
A Fábrica Bhering representa uma parte importante da história da cidade do Rio de Janeiro e um patrimônio cultural a ser preservado.
Vale a pena visitar não somente pelas fotos lindas que se faz no lugar, mas também para ver essa relíquia do RJ.
Se você gosta das nossas dicas segue a gente lá no Instagram @ateondeeupuderir para acompanhar nossas viagens em tempo real!
Que tal conhecer outros posts do blog como:
Dicas de boa alimentação durante a viagem
Compras em Penedo RJ
Restaurantes em Curitiba
Roteiro de Pomerode a cidade alemã no Brasil
O que fazer em Belém
EI, VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE COM A GENTE!Sabia que quando você faz uma reserva com um link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a produzir mais artigos e vídeos! Topa dar essa forcinha para o Até Onde eu Puder Ir? Então planeje sua viagem aqui. Hospedagem: BookingPassagens Aéreas: Passagens Promo Aluguel de carro: Rent Cars Seguro viagem: Seguros Promo Ingressos e Passeios: Get your Guide e Civitatis Chip e Internet: Viaje Conectado |
Que maravilha a Fábrica Bhering, adoro esses pontos turísticos que contam histórias. Mais um para minha listinha do que visitar na próxima ida ao Rio de Janeiro.
Que bom que gostou!
Nunca tinha ouvido falar na Fábrica Bhering, Tive um professor de fotografia que iria adorar o lugar para fotos, era o tema preferido dele antigos galpões e fábricas. Pelo jeito vocês curtem, também.
Nosssa ela ia amar mesmo
Que bacana essa dica da fábrica Bhering, nunca tinha ouvido falar sobre ela no Rio de Janeiro. Agora já quero conhecer e anotei a dica pra próxima vez que visitar a cidade.
Vai gostar!
Rio de Janeiro sempre surpreendendo… adoro lugares assim, com uma história interessante por trás e que se mantém hoje de uma forma completamente diferente da inicial. Achei a Fábrica Bhering um programa ótimo! E as fotos ficaram lindas!
Obrigada!
A fabrica Behring é um lugar no Rio que eu sempre tive vontade de visitar. Adorei passear por lá com o seu post e me inspirei para ir conhecer!
Que bom!
Nunca tinha ouvido falar da fábrica Bhering, no Rio de Janeiro. Ainda bem que não está ao abandono, pois
é um local histórico e muito bonito
Tem razão.
O Legal do Rio de Janeiro é a quantidade de lugares legais para conhecer, inclusive não conhecia a Fábrica Bhering, mas já salvei a dica para minha viagem que acontecerá em breve. Mega abraço 🌻💙
Quase ninguém conhece.
Que dica incrível… Acabei de acrescentar no meu roteiro de viagem ao Rio, valeu!
Que bommm!
Há muito tempo penso em conhecer a Fábrica Bhering pois adoro visitar essas relíquias. Achei que só abria em ocasiões especiais. Vou lá e depois te conto o que achei.
Conta sim!
A Fábrica Bhering é uma ótima opção do que fazer no Rio de Janeiro, fugindo dos roteiros mais óbvios. Eu amei conhecer e pretendo voltar em breve!
Verdade, a gente gostou muito de conhecer.
Que aventura! Conhecer a Fábrica Bhering deve ter sido uma imersão única na história e criatividade desse espaço cultural e artístico. Mal posso esperar para visitar também!
Você vai curtir, a paisagem é top!