Museu do Amanhã por dentro
Compartilhe
O Museu do Amanhã do RJ fica no Boulevard Olímpico e foi Inaugurado em dezembro de 2015, e se tornou um dos símbolos do Porto Maravilha, projeto que melhorou muito a região portuária da cidade
Fica situado na praça Mauá, em uma área aberta enorme onde tem sempre movimento, policiamento e várias outras atrações como a Ilha Fiscal.
Com certeza vale a visita de um dia pela região, conhecendo vários pontos importantes da cidade do Rio.
Foi uma obra muito assertiva, pois a área era realmente muito feia e abandonada.
Agora qualquer dia que você passe por ali há gente passeando, andando de skate, bicicleta.. como se fosse um Aterro do Flamengo rs. É uma ótima opção de lazer para o pessoal da região.
Fora que há vários galpões que de vez em quando há eventos bem legais e muitas coisas para fazer perto do Museu.
Você pode visitar o Museu de Arte do Rio (MAR), que tem um restaurante lindo no terraço e boa comida um lugar legal para comer perto do Museu do Amanhã.
O CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) que fica bem próximo além da Candelária, andar de VLT e ir até o AquaRio, maior aquário da América Latina, o muro do Kobra e o Museu da Marinha.
Veja o post do Blog Além da Curva Street art no Rio de Janeiro – 9 locais com artes belíssimas para contemplar
Esse é um passeio para família, crianças, casais de todas as idades e que garante fotos lindas. A área é movimentada e é seguro visitar o Museu do Amanhã.
Ele foi projetado por Santiago Calatrava. O prédio tem 15 mil metros quadrados de área construída, 20 metros de altura e 330 metros de comprimento avançando em direção a Baía de Guanabara rodeado por um jardim projetado pelo escritório de Burle Marx e um espelho d’água lindo com uma escultura no meio e que tem uma função sustentável.
Todo lado externo do museu é muito bonito e você tem vista privilegiada da cidade de todos os ângulos. Além disso possui uma ciclovia.
Sobre essa parte sustentável, o museu foi projetado pensando nessa questão, suas placas externas captam energia solar e o sistema de refrigeração do prédio utiliza a água captada da Baía.
O que fazer no Museu do Amanhã por dentro:
É um museu de ciências interativo, que usa a tecnologia para trazer reflexões importantes como o futuro do planeta.
Tem 5 espaços que respondem questões sobre: De onde viemos? Quem somos? Onde estamos? Para onde vamos? Como queremos ir? na exposição fixa.
O conteúdo exibido no Museu é feito por especialistas responsáveis pelo que é atualizado a partir de dados e análises científicas de instituições do mundo todo.
Todo conteúdo está organizado de forma didática e interativa para fazer-nos refletir sobre o impacto das nossas ações de hoje no futuro.
No térreo estão o saguão de entrada, o pavilhão de exposições temporárias (ver programação), o auditório e o restaurante.
Logo na entrada há um globo terrestre vindo do teto que atualiza quase em tempo real as condições climáticas do mundo naquele momento.
No Portal Cósmico passa um filme de 8 minutos em 360º que fala sobre a origem do universo. Esse precisa ser agendado na entrada do museu.
No centro do museu está a era do Antropoceno representada em seis totens de led com dez metros de altura, onde mostra o impacto do humano na terra.
A geometria do interior do Museu é toda assimétrica, com curvas e espaços bem modernos.
Há grandes janelas que foram concebidas a fim de enquadrar pontos turísticos da região, como o mosteiro de São Bento e o morro da Conceição.
No restante dos espaço você é convidado a explorar possibilidades de construção do futuro de forma interativa e sensorial tocando e mexendo em tudo.
No fundo do museu há uma parede de vidro com uma vista linda para a Baía de Guanabara. O tempo de visitação do Museu é de no minimo 1h.
Conheça a nova atração da área Portuária do Rio a Rio Star.
Como chegar no Museu do Amanhã:
De Metrô:
A partir da Estação Uruguaiana, há duas opções de caminho a pé:
Atravesse a Avenida Presidente Vargas, siga pela Rua Acre até chegar à Praça Mauá / Museu do Amanhã; ou
Siga pela Avenida Presidente Vargas no sentido Igreja da Candelária, dobre à esquerda na Av. Rio Branco e siga em frente até chegar à Praça Mauá / Museu
De VLT:
Para chegar de VLT, pegue uma composição da linha 1 (azul) – sentido aeroporto Santos Dumont ou sentido rodoviária | Praia Formosa – e desça na “Parada dos Museus”.
A estação fica aproximadamente 200 metros de distância do Museu.
Vindo da Zona Sul ou Barra, venha de metrô até a estação Cinelândia e siga de VLT até a estação Parada dos Museus.
Vindo da Zona Norte, salte na estação Carioca e siga de VLT até a estação Parada dos Museus ou salte na estação Uruguaiana, ande uma quadra pela Presidente Vargas e pegue o VLT na Candelária
De ônibus:
Qualquer õnibus que passe na Presidente Vargas. Use o Moovit para saber qual ônibus pegar da sua localização.
De carro:
Você precisa procurar vagas nas ruas próximas, que nos finais de semana ficam mais vazias.
O Museu não conta com estacionamento próprio, mas existem estacionamentos particulares na região. O mais próximo fica no edifício RB1 (Av. Rio Branco, 1), a cerca de 100m da entrada do Museu.
De Barcas:
O visitante de Niterói, Ilha do Governador e Paquetá pode usar a barca, que para na Praça XV. De lá até o Museu há a opção de caminhada (cerca de 20 minutos) ou ônibus (cerca de 20 linhas ligam a Praça XV à Praça Mauá).
A Civitatis é uma empresa que oferece passeios, tours, ingressos nos principais destinos nacionais e internacionais.
Museu do Amanhã RJ
Praça Mauá, 1 – Centro
Rio de Janeiro | RJ – Brasil
Horário de funcionamento: aberto de terça a domingo, das 10h às 18h.
Ingressos
O ingresso para o Museu custa R$ 20 (inteira) e meia entrada R$ 10.
Com entrada gratuita às terças-feiras.
Para saber quem tem direito à meia-entrada ou gratuidade, clique aqui.
Conclusão
O Museu do Amanhã no Boulevard Olímpico é um passeio com muita interatividade! Diversos computadores com telas touch, telões passando vídeos e exibições temporárias.
Há experiências para o público ver e interagir com assunto que giram em torno do futuro do planeta.
Algo que devemos sempre estar atentos, para termos melhores experiencias nos lugares que visitamos.Sim vale a pena a visita nesse Museu.
Gostou do nosso post sobre o Museu do Amanhã? Que tal conferir outros posts do blog como:
Vista linda do Mirante Dona Marta
A famosa sardinha da Mureta da Urca
Dicas para conhecer o do Rio no verão
Conheça a famosa Feira do Rio Antigo
Vista do Mirante do Pasmado
Conheça o Parque Lage
Passeio no Bondinho Pão de Açúcar
Centro histórico do Rio de Janeiro
Você já conhecia esse Museu? Como foi a sua experiência? Se tiver dúvidas e informações vamos adorar te responder
EI, VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE COM A GENTE!Sabia que quando você faz uma reserva com um link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a produzir mais artigos e vídeos! Topa dar essa forcinha para o Até Onde eu Puder Ir? Então planeje sua viagem aqui. Hospedagem: BookingPassagens Aéreas: Passagens Promo Aluguel de carro: Rent Cars Seguro viagem: Seguros Promo Ingressos e Passeios: Get your Guide e Civitatis Chip e Internet: Viaje Conectado |
Adoro esses museus interativos! Ainda mais sobre assuntos tão importantes quanto os abordados no Museu do Amanhã.
Obrigada pelas informações!
De nada!
Estive no Rio mas não conheci o Museu do Amanhã por dentro, só a fachada e os murais. E só com isso ja gostei bastante. Incrível a vista do terraço do MAR… Amei suas dicas. parabens.
Obrigada, que bom que gostou ^^
Infelizmente não consegui conhecer por dentro do Museu do Amanhã e seu post me fez ficar com vontade de voltar p entrar. Adorei
Que bom que gostou!
O que mais gosto no Museu do Amanhã é o fato dele ser totalmente interativo. E se você parar para analisar, tem ótimos ângulos para fotos, mesmo no interior.
Verdade rs.. as minhas não ficaram grandes coisas, mas eu percebi isso.
Que lindo esse Museu do Amanhã por dentro e por fora, quando estive no Rio ainda não existia, teria que voltar
Quando você retornar visite todas essa região nova, vai adorar1
Eu quero muito ir la