fbpx

Type to search

Dicas Dicas úteis

Vazamento de gás: o que fazer, sintomas e como identificar

Compartilhe

Resolvi escrever este post sobre “vazamento de gás: o que fazer, sintomas e como identificar” porque recentemente houve um acidente de vazamento de gás no Chile com uma família de 6 turistas brasileiros.

Uma realidade muito triste, e que serve para nos alertar. Nós sempre indicamos aluguéis de casas e apartamentos pelo Airbnb e nunca tivemos problemas, embora só tenhamos alugado pelo Brasil.

Acho importante explicar que acidentes podem acontecer e é sempre bom estar preparado. Não precisa deixar de alugar nada, mas é bom ser cauteloso. Este post vai te ajudar a detectar vazamento de gás e se precaver quando estiver viajando, além de explicar como procurar ajuda em caso de vazamento de gás na casa ou até no quarto do hotel.

Para criar um post mais completo em informações e te trazer segurança eu conversei com um médico neurologista e o subtenente do corpo de bombeiros do Rio de Janeiro.

Em países mais frios, é comum ter aquecedores nas casas, apartamentos, hotéis etc. É preciso estar atento a alguns detalhes, como a existência de Detector de monóxido de carbono.

O site do Airbnb costuma colocar um alerta mostrando se a acomodação tem ou não detector de fumaça e gás. Na parte de “Comodidades“, clique em “Mostrar Todas” e observe (geralmente no final) se a casa ou apartamento tem detector de monóxido de carbono, como na figura abaixo:

 

detector de dás em airbnb vazamento de gás o que fazer

Onde ver se há detector de gás, ao alugar pelo Airbnb

O que fazer se sentir cheiro de gás?

 

O problema do monóxido de carbono é que ele não tem cheiro, e é difícil identificar no momento. Também é um tipo de gás altamente tóxico e letal. Por causa disso ele é quimicamente odorizado para que, em caso de escapamento, seja facilmente identificado.

Então se sentir cheiro de gás a primeira coisa a se fazer é arejar o ambiente e tentar descobrir de onde vem o vazamento para fechar a válvula.

O perigo está exatamente em ambientes fechados, pois, quando viajamos para locais de frio, costumamos fechar todas as entradas de ar, ligamos o aquecedor e tendemos a nos “acostumar” com o cheiro.

 

Como identificar vazamento de gás?

 

Antes de mais nada, acredito que a primeira coisa a se fazer para evitar problemas com vazamento de gás é, ao alugar a acomodação, ver no site (ou ligar perguntando) se há o detector de monóxido de carbono e quando foi feita a última manutenção do gás.

Aliado a isso para sua segurança, antes de ligar o aquecedor faça o teste que cito abaixo.

É muito importante observar as instalações (encanadas ou de botijão) e os possíveis sinais nos ambientes. O aparelho e a coifa devem estar em áreas visíveis e com saída de ar próxima. Uma das coisas que você pode fazer é o teste da espuma. Siga os seguintes passos:

  • Abra todas as portas e janelas do ambiente, deixe o ar circular bem;
  • Deixe aberta a válvula do gás;
  • Pegue uma esponja úmida e com bastante sabão;
  • Faça bastante espuma e distribua por todo o regulador;
  • Se aparecem bolhas no local onde tem espuma há vazamento de gás no sistema;

Esse vídeo mostra como fazer o teste da espuma e detectar vazamento de gás:

 

 

Como devemos proceder em caso de vazamento de gás?

 

Saber o que fazer em caso de vazamento de gás é muito importante, então se atente a essas dicas:

  • Feche o registro de gás.
  • Abra portas e janelas para ventilar o ambiente e se livrar das substâncias perigosas;
  • Não acione interruptores de eletricidade e não ligue ou desligue nenhum tipo de eletrodoméstico – eles podem provocar faíscas;Caso você tenha saído e deixou alguma luz ligada, se sentir um cheiro estranho ao chegar na residencia não desligue essa luz. Toda vez que você liga ou desliga algo ele cria uma pequena faísca que em contato com o gás causa explosão.
  • Desligue a chave geral de eletricidade somente se ela estiver fora da residência.
  • Não fume nem acenda fósforos ou isqueiros.
  • Saia do local
  • Entre em contato com o proprietário ou responsável do prédio ou o síndico. Em casos mais graves, saia imediatamente da residência e busque ajuda. Consulado, bombeiro, ambulância, polícia ou seu seguro saúde.

 

Quais são os sintomas causados pelo vazamento de gás? 

 

O problema maior é quando o vazamento ocorre e ninguém percebe. Como, por exemplo, enquanto todos estão dormindo.

Essa situação gera uma grande quantidade de gás, por isso Identificar os sintomas causados pela inalação de monóxido de carbono é muito importante caso você não sinta o cheiro do ambiente.

De acordo com o Dr Daniel Maldonado e o Subtenente dos bombeiros Rogério Alves, os primeiros sintomas são os cruciais para que você tome alguma atitude.São eles:

  • Enjoo
  • Vômito ou ânsia de vômito
  • Sonolência e perda dos sentidos – nessa etapa NÃO DURMA

Outros sintomas que podem ocorrer

  • Dor de cabeça
  • Tontura
  • Fraqueza
  • Redução e perda dos sentidos
  • Confusão
  • Hipóxia (falta de oxigênio)
  • Asfixia
  • Desmaios
  • Intoxicação
  • Falha do sistema nervoso
  • Dormência
  • Dor torácica

Isto acontece pela falta de oxigenação adequada às células. Vale ressaltar que a periculosidade aumenta se o ar ambiente tiver reduzida a concentração de oxigênio (ambientes fechados).

O gráfico abaixo mostra as possíveis conseqüências da inalação prolongada de monóxido de carbono.

 

Gráfico dos efeitos da inalação de monóxido de carbono. vazamento de gás o que fazer

Gráfico dos efeitos da inalação de monóxido de carbono. Site Fórum da construção

Caso tenha algum ou alguns desses sintomas, imediatamente saia da residência e busque ajuda. Consulado, bombeiros, ambulância, polícia ou seu seguro saúde.

 

Como proceder se tiver algum problema em país estrangeiro?

 

  • Leve consigo os endereços e telefones das Embaixadas e Consulados brasileiros no seu país de destino. Em caso de dificuldade, não hesite em contactá-las. Veja os links neste portal. Ou acesse nosso post com a lista dos consulados aqui.
  • Deixe as informações dos lugares que você vai estar e voos que vai pegar com alguém de confiança no Brasil.
  • Contrate Seguro médico internacional adequado antes de sua viagem. Mais informações podem ser encontradas aqui.
  • Comunicação com o Brasil. Pelo plano Brasil Direto, a Embratel oferece a possibilidade de que cidadãos brasileiros possam ligar para um número telefônico no Brasil a partir de telefone público, fixo ou celular no exterior. As ligações são pagas somente a partir do Brasil. Em caso de dúvidas, é possível contatar um telefonista da Embratel, que atende em português. Para mais informações sobre países de abrangência e valores, consulte o portal da Embratel.
  • Essas e outras dicas importantes no post de dicas para viagens internacionais.

Conclusão: vazamento de gás é perigoso. Além de asfixiar as pessoas (se elas estiverem dormindo, por exemplo), incêndios e explosões podem acontecer a partir disso. Esteja atento e seja precavido.

 

Agradeço ao Doutor Daniel Maldonado e o Subtenente do corpo de bombeiros do Rio de Janeiro Rogério Alves que inclusive tem uma empresa de prevenção de acidentes que auxiliam empresas e quem tiver interessado. Também pode entrar em contato através do e-mail: rogerio@preventfire.com

Espero que esse artigo sobre “vazamento de gás: o que fazer” tenha te ajudado de alguma forma. Se ainda tem dúvidas ou se te ajudou, por favor escreva nos comentários logo abaixo.

 

Se você estiver de viagem marcada, não esqueça de seu Seguro Viagem. E lembre-se que o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Mas, mesmo para os países que não são obrigatórios, como os EUA, recomendamos que você faça, já que o sistema de saúde lá é caríssimo.

Nunca se sabe quando pode precisar e é sempre bom se resguardar, ainda mais em se tratando de saúde em país estrangeiro. Faça uma cotação aqui e encontre o seguro viagem que melhor vai te atender no melhor custo-benefício para você e sua família.

O link é de uma empresa parceira do blog. Nós recebemos uma porcentagem, mas você não paga nada a mais por isso. E leitores do blog têm 5% de desconto! Basta inserir este código promocional na hora de fechar o pagamento: ATEONDE5


EI, VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE COM A GENTE!


Sabia que quando você faz uma reserva com um link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a produzir mais artigos e vídeos! Topa dar essa forcinha para o Até Onde eu Puder Ir? Então planeje sua viagem aqui.

Hospedagem: Booking
 Passagens Aéreas: Passagens Promo
 Aluguel de carro: Rent Cars
 Seguro viagem: Seguros Promo
Ingressos e Passeios: Get your GuideCivitatis
 Chip e Internet: Viaje Conectado

Ana Paula

Olá! Eu sou Ana Paula. Sou formada em publicidade, amo viajar e me conectar com pessoas, lugares e culturas diferentes. Já visitei 11 países, inúmeras cidades e vou continuar Até Onde eu puder Ir.

  • 1

10 Comments

  1. Mariana Menezes 27 de maio de 2019

    Que história mais triste né? Muito importante a sua iniciativa de escrever sobre vazamento de gás! A gente nem se preocupa com isso e é legal conhecer bem o assunto para evitar esses acidentes fatais.

    Responder
    1. Ana Paula 27 de maio de 2019

      Pois é Mariana, isso foi um incentivo até para mim mesma. Nunca fiz essa checagem e nem passava pela minha cabeça prestar atenção nisso. A intenção é ajudar mesmo. Bju

  2. tagareliceepatetice 27 de maio de 2019

    Uma tragédia realmente, uma família que saiu para se divertir, comemorar, e infelizmente, acabou dessa maneira.
    Importante mesmo a gente aprender e ficar mais atento.
    Obrigada por compartilhar essa informação.
    beijos

    Responder
    1. Ana Paula 28 de maio de 2019

      Sim muito triste Olivia. Ficamos felizes em ajudar e compartilhar informações.

  3. Paula Augot 28 de maio de 2019

    O detector de monóxido de carbono deveria ser obrigatório nos lugares que alugam para turistas, é um equipamento de segurança bem importante

    Responder
    1. Ana Paula 28 de maio de 2019

      É verdade Paula!

  4. maria cristina 28 de maio de 2019

    Ótimas dicas. Como viajantes, temos que estar sempre atentos, sobretudo aos procedimentos de segurança. Valeu por compartilhar.

    Responder
    1. Ana Paula 29 de maio de 2019

      Obrigada, que bom que ajudou!

  5. sandra barone 28 de maio de 2019

    Que post super educativo, Ana Paula. Eu nunca pensei em verificar este tipo de coisa, depois desse caso do Chile realmente temos que ficar mais atentos. Mas você deu ótimas dicas, adorei!! Parabéns pela iniciativa desse post.

    Responder
    1. Ana Paula 29 de maio de 2019

      Que bom que gostou! Obrigada ^^

Dúvidas, elogios, críticas ou sugestões? Adoraremos ler seus comentários!

%d blogueiros gostam disto: