fbpx

Type to search

Dicas Hospedagem

Como funciona o Airbnb – Dicas e Cupom de desconto

Compartilhe

Se você quer saber como funciona o Airbnb além de dicas na hora de fazer a reserva está no post certo! E se for a sua primeira reserva, você ainda ganha um cupom de desconto de até R$350. 

O Airbnb é uma plataforma de hospedagens espalhadas pelo Brasil e o mundo.

Diferente de outras plataformas que trabalham mais com hotéis, o Airbnb permite a locação por pouco ou muito tempo em uma residência já mobiliada, com tudo que tem em uma casa.

Não se preocupe, pois o Airbnb funciona é confiável e seguro. É uma plataforma muito grande com um bom serviço de atendimento ao cliente.

O legal de alugar pelo site é que, além de ser fácil de usar, ele é muito completo – você encontra o perfil do anfitrião te dando mais segurança e também encontra o perfil do hóspede (pois além de fazer reservas você também pode alugar a sua residência e ganhar dinheiro com Airbnb sendo o anfitrião).

Também é possível encontrar e fazer avaliações de ambos (hóspede e anfitrião) para ajudar na hora da escolha e isso acaba construindo a reputação de cada um dentro da plataforma. Isso faz com que todos queiram trazer uma ótima experiência para quem aluga.

Lembrando que você também será avaliado como hóspede e isso pode influenciar nas suas próximas reservas.

Se você tiver dúvidas sempre é possível contatar o Airbnb que eles respondem (só indicamos porque usamos e aprovamos). Inclusive nos siga lá no Instagram @ateondeeupuderir e olhe nossos destaques de hospedagem.

Nós já alugamos casas no Airbnb em destinos nacionais e internacionais (Cabo Frio, Nova Friburgo e Viña del Mar), e as opções de lugares aumentam a cada dia!

Já falamos no post de dicas de viagens com cachorro que costumamos usar o Airbnb para alugar casas quando viajamos com o nosso cãozinho e com amigos ou família, pois fica mais confortável e mais barato.

 

Dicas para reservar no Airbnb:

 

  • Busque aluguel de hospedagem em baixa temporada.
  • Quanto mais longa a reserva, menor a porcentagem paga pelos serviços do Airbnb (taxas). Um bom exemplo é a taxa de limpeza que, na maioria das vezes, será a mesma para 2 ou 5 dias.
  • Viaje com mais pessoas, aproveite que o lugar geralmente cabem mais pessoas do que um quarto de hotel, e se você for alugar um carro dá para ir em 5.
  • Aproveite que tem cozinha e tome café da manhã e faça refeições em casa mesmo.
  • Tem hospedagens com piscina só para você, se quiser um pouco de luxo.
  • Pesquise mais sobre o seu anfitrião dentro da plataforma.
  • Ao clicar na foto e acessar o perfil do anfitrião você consegue ver a quantidade total de anúncios vinculados ao perfil. Caso ele tenha muitos anúncios, pode se tratar de uma empresa ou um administrador de imóveis, e nesses casos normalmente as experiências não são tão acolhedoras.
  • Reservar quartos dentro da casa de alguém sai ainda mais barato. É uma boa para quem está a sozinho ou a trabalho e quer economizar.
  • Sabia que você pode alugar uma casa no Airbnb para comemorar aniversário? Uma amiga fez isso e saiu bem mais barato que uma casa de festas.
  • Dependendo do tempo que for ficar em uma casa, você pode tentar negociar o valor final com o anfitrião antes de reservar.
  • Aproveite o baita desconto que temos para a sua primeira reserva usando o Airbnb.

 

Como fazer reservas no Airbnb:

 

Após estar logado e ter feito o cadastro (se quiser usar o desconto precisa clicar no nosso link antes de realizar o cadastro) a primeira coisa que você vai fazer ao entrar no site do Airbnb é digitar na busca o destino que você tem interesse e depois apertar o botão estadia.

 

aluguel no airbnb

 

Após fazer isso vão aparecer as hospedagens disponíveis no destino escolhido e o mapa da região onde elas estão.

Isso é importante pois às vezes ele coloca uma região mais afastada do lugar que você quer, então se há um lugar específico do destino de interesse é só você dar um zoom que ele mostra apenas as hospedagens nessa área.

Se quiser aumentar a área de hospedagens é só diminuir o zoom. Eu costumo colocar o mapa exatamente onde eu quero.

No exemplo da foto ele está em Arraial do Cabo no Rio de Janeiro, se eu diminuir o zoom ele também vai pegar hospedagens disponíveis em Cabo Frio.

A segunda etapa é definir as datas que você quer viajar para ver o que está disponível, o número de hospedes, pois o preço varia de acordo com a quantidade de pessoas e também é bom  determinar o máximo de valor que você quer pagar em uma diária, senão vão aparecer todas as disponíveis..

 

como funciona o airbnb

 

Em seguida, você poderá usar mais filtros como o “tipo de hospedagem”, geralmente eu escolho o “espaço inteiro” – que seria o apartamento completo, sem compartilhá-lo com o anfitrião.

Também é possível alugar o “quarto inteiro”, quando os hóspedes têm um quarto só para si num espaço compartilhado pelo anfitrião e/ou com outros hóspedes e o “quarto compartilhado”, quando o hóspede reserva apenas uma cama.

E também pode escolher o tipo de viagem e hospedagens com reservas instantâneas, sem precisar falar com o anfitrião. Essas duas últimas eu não uso.

Os filtros são bons para limitar os resultados a anúncios que realmente se encaixem com o que você quer, mas dependendo da quantidade de filtros que você usar vão aparecer poucas opções, por isso uso apenas os que de fato vão ajudar na minha busca.

 

passo a passo como fazer reservas no airbnb

 

Após usar os filtros vão aparecer as hospedagens que se encaixam no que você escolheu.

Se clicar no botão mais filtros você vai ter mais opções de escolhas, mas repito, vão aparece poucas oportunidades por isso não aconselho, e já já explico o motivo.

O único que escolho é tipo de propriedade.

Depois de preencher tudo que você quer é só clicar no botão do canto direito para mostrar as hospedagens acessíveis de acordo com seus filtros.

 

como fazer reservas no airbnb

 

Se colocar o mouse na hospedagem no canto esquerdo ele automaticamente te mostra no mapa onde está a residência, dessa forma facilita a escolha por região.

Os outros campos que você vai analisar dentro da caixa são:

  • O que a casa ou apartamento oferece em termos de quantidade de camas, quartos, banheiros e espaço para hospedes.
  • As estrelinhas no canto esquerdo inferior que mostram a quantidade de comentários e avaliações que o anfitrião recebe, ou seja, quanto mais melhor. Se tiver o Superhosts escrito ao lado trata-se de anfitriões experientes que oferecem boas experiências para seus hóspedes.
  • E no canto direito inferior o valor da diária e não do período todo que você selecionou.

 

como usar o airbnb

 

Após escolher as hospedagens que te agradaram você será encaminhado para a página da propriedade.

Aqui você vai avaliar as fotos do lugar (onde está a seta em vermelho), ler sobre a hospedagem com mais detalhes, e se clicar em “fale com o anfitrião” você pode fazer perguntas antes de fechar.

Eu sempre uso para fazer perguntas como se é possível realizar o check-in mais cedo e o check-out mais tarde e a maioria permite, coisa que não é possível em um hotel.

Também pergunto se posso levar o Don, digo que é um cachorro de pequeno porte etc.

A maioria também permite, mesmo estando no anúncio que não é permitido animais, entendeu porque não uso todos os filtros? hehe

Outra coisa que você deve observar nessa página é o valor da taxa de serviço do Airbnb (não é da casa) e a taxa de limpeza.

Isso encarece mais o valor do aluguel da hospedagem, por isso é preciso olhar para ver se vai caber em seu orçamento.

A outra tática que uso é abrir em abas diferentes as hospedagens que me agradaram e ir colocando em ordem de valor do mais barato para o mais caro, fica mais fácil de tomar a decisão final.

Mas se as fotos não me agradarem eu já fecho a aba e continuo a pesquisa.

Em algumas hospedagens você pode ver uma mensagem com um diamante ao lado dizendo: Isso é um achado, pois geralmente costuma estar sempre alugado, mas nem levo isso em conta.

 

hospedagens no airbnb

 

Agora você vai ver os tipos de camas que a residência possui, se tem acessibilidade e ao clicar em “mostrar as comodidades” você terá acesso a um box com todas as informações da casa.

Com as coisas que ela oferece e principalmente se há detector de monóxido de carbono e fumaça, coisas importantes.

 

como alugar uma casa no airbnb

 

Ao rolar para baixo você vai avaliar algo muito importante que são os comentários das pessoas e as respostas do anfitrião, isso vai te ajudar na escolha do lugar.

Porque só é possível comentar  depois de usar o serviço, então você pode confirmar se o anúncio é mesmo como na descrição, como é o anfitrião, se a localização é boa etc.

Se atente a um fato que será explicado melhor depois, que é comentários onde as reservas são canceladas pelo anfitrião, se tiverem muitas já não é um bom sinal.

 

como fazer uma reserva no airbnb

 

E mais embaixo além do mapa você pode ver a politica de cancelamento dessa hospedagem no Airbnb.

Isso é importante pois dependendo do tipo de politica você vai pagar uma taxa ao cancelar.

E a taxa de serviço que mencionei a cima nunca é reembolsada, essa é a parte chata da plataforma. Em hotéis você tem mais flexibilidade.

Atenção: Se o anfitrião cancelar a reserva o Airbnb o penaliza. As punições incluem uma postagem automática nos comentários dos anúncios além de outras.

E o hóspede recebe um bônus do Airbnb para conseguir reservar outro espaço anunciado no site.

Mas quando somos nós que cancelamos só uma parte do valor pago pela reserva será devolvido, dependendo da política de cancelamento que citei anteriormente.

 

cancelamento no airbnb

 

Depois de olhar todas as etapas mencionadas é escolher o lugar você clica em fazer reserva e é direcionado para uma página para ler sobre ela e decidir se realmente quer finalizá-la.

Algumas hospedagens precisam aceitar seu pedido antes de efetuar a reserva.

 

v

 

Para o pagamento são aceitos boletos bancários ou cartões de crédito.  Se você tiver o desconto esse valor será descontado do valor total da reserva incluindo as taxas.

Para fazer pagamento parcelado no Airbnb o seu perfil precisa estar marcado como Brasil, a moeda em real e fazer pelo computador. Essa opção é só para brasileiros em qualquer lugar.

Todo processo é avisado em seu e-mail e você pode imprimir a sua reserva. Depois de tudo combinado você receberá o endereço e contato do anfitrião. E pode perguntar o que precisar.

 

Espero que esse artigo sobre como funciona o Airbnb tenha te ajudado, a intenção é te dar bons motivos para viajar mais!  Você já fez reservas no Airbnb? Como foi a sua experiência?

 

Veja outros posts do nosso blog que podem te interessar

Nossos perrengues de viagem
Seus direitos quando houver cancelamento de passagem
Aplicativos para viagem
Conheça Paquetá em um dia
Como emitir visto para o Camboja
Compras no Saara do Rio


EI, VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE COM A GENTE!


Sabia que quando você faz uma reserva com um link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a produzir mais artigos e vídeos! Topa dar essa forcinha para o Até Onde eu Puder Ir? Então planeje sua viagem aqui.

Hospedagem: Booking
 Passagens Aéreas: Passagens Promo
 Aluguel de carro: Rent Cars
 Seguro viagem: Seguros Promo
Ingressos e Passeios: Get your GuideCivitatis
 Chip e Internet: Viaje Conectado

Ana Paula

Olá! Eu sou Ana Paula. Sou formada em publicidade, amo viajar e me conectar com pessoas, lugares e culturas diferentes. Já visitei 11 países, inúmeras cidades e vou continuar Até Onde eu puder Ir.

  • 1

8 Comments

  1. Hebe C 12 de agosto de 2020

    Ana adorei seu post, me tirou várias dúvidas que eu tinha com relação a Airbnb, agora ficou mais fácil para eu me aventurar nessa modalidade de hospedagem. Obgda:)

    Responder
    1. Ana Paula 16 de agosto de 2020

      Que bommmm

  2. Marcela 13 de agosto de 2020

    Sou fã de carteirinha do AirBnb, cada vez uso mais em minhas viagens! Adorei seu texto, várias coisas que não sabia! Obrigada por compartilhar

    Responder
    1. Ana Paula 16 de agosto de 2020

      Que bom que gostou!

  3. Analuiza Carvalho 13 de agosto de 2020

    Texto excelente, muito bem explicado! Em minha viagens volta e meia eu pesquiso hospedagem pelo AirBnb, mas confesso que acabo optando sempre pelos hoteis. Quem sabe um dia?! Ainda não descartei essa opção de minha vida de viajante. 🙂

    Responder
    1. Ana Paula 16 de agosto de 2020

      hahha sei como é, é legal entender as nossas opções porque é uma forma de economizar nas viagens.

  4. Maria C 13 de agosto de 2020

    Dicas excelentes sobre como funciona o Airbnb. Para mim, um dos melhores jeitos para se hospedar com mais liberdade e tranquilidade.

    Responder
    1. Ana Paula 16 de agosto de 2020

      Verdade!

Dúvidas, elogios, críticas ou sugestões? Adoraremos ler seus comentários!

%d blogueiros gostam disto: