fbpx

Type to search

Dicas Planejamento/Organização

Como tirar o visto para os Estados Unidos Passo a Passo

Compartilhe

Neste post ensinamos como tirar o visto para os Estados Unidos. Para viajar para qualquer lugar dos Estados Unidos os brasileiros precisam do visto americano.

É importante verificar se o seu passaporte estará válido para os próximos seis meses antes de tentar tirar o visto.

Independente do tipo de visto que você irá tirar, terá que ir 2 ou 3 vezes resolver o seu requerimento.

A primeira e a terceira vez (caso queira buscar em mãos) você irá no CASV  e a segunda é no consulado.

É importante lembrar que são poucos os Estados do Brasil que oferecem o serviço de emissão do visto americano.

Nós fizemos o nosso no Rio de Janeiro e ele também pode ser feito nos Estados de  Porto Alegre, Recife e São Paulo e Brasília (DF).

Existem vários tipos de visto e você pode saber mais aqui no site do consulado, porém o mais comum é o de turista (B-2).

Agora vamos listar o passo a passo de como tirar o visto para os Estados Unidos:

 

1 – Site do Consulado

A primeira etapa para tirar o visto americano B-2 (turista) é entrar no site do consulado do Brasil nesse link;  clicar em visto de não imigrante; na parte de categorias clique na que serve para você, o nosso foi Turismo, férias, lazer (categoria B-2).

Depois você clica em Formulário online DS-160escolha o seu país e digite o código mostrado.

O formulário é em inglês mas se você colocar o o cursor do mouse em cima da pergunta, aparece a tradução em português.

Ao final de cada página preenchida, salve o que já tiver sido feito e guarde o número do “Application ID“. Ele será necessário caso precise entrar novamente no formulário.

Atenção: O formulário deve ser preenchido por todos os solicitantes.

E preencha atentamente, pois qualquer erro (até mesmo de digitação) poderá resultar em reagendar a entrevista.

Também não deixe nenhum campo em branco. Anote o número do seu formulário e a resposta à pergunta de segurança.

Ao terminar o processo, imprima a página de confirmação.

Se tiver alguma dúvida na hora de preencher dá uma olhada no post da Visto Rápido que tem tudo explicado.

 

Site do Consulado americano. Página para preencher o formulário. Como tirar o visto para os estados unidos

Site do Consulado. Página para preencher o formulário.

Obs: Na parte final do formulário tem umas perguntas que parecem zoação, do tipo: você sabe fazer bombas?

Você já participou ou tem intenção de participar em atividades terroristas, entre outras pérolas!

Apesar de achar que ninguém nunca respondeu “sim” a nenhuma dessas perguntas, responda com toda a seriedade possível (sob pena de perjúrio).

2 –  Pagar a taxa

Agora é a vez de pagar a taxa MRV (Taxa de solicitação de visto) no valor de U$160,00 (não reembolsável).

Dependendo do visto, poderá haver outras taxas adicionais e se você optar pela entrega em casa vai pagar essa taxa de entrega.

A taxa pode ser paga com cartão de crédito pelo site de agendamento de entrevista ou por telefone local do Call Center.

De acordo com o site, o solicitante também poderá optar por pagar por boleto bancário (3 dias para confirmar) em qualquer banco da rede do boleto, devendo imprimir o boleto do site de atendimento.

O boleto conterá um número único MRV e o valor da taxa do visto. É necessário guardar o recibo do boleto após efetuado o pagamento para programar seus agendamentos.

Veja aqui as demais taxas

 

3 – Agendamentos

Agora você vai fazer o agendamento no próprio site depois de aguardar o prazo para confirmação do pagamento ou pelo call center.

São dois agendamentos, um no Centro de Solicitação de Visto, para coletar as digitais e tirar foto, e outro no consulado, para entrevista.

Você vai precisar do número de confirmação DS-160 para cada pessoa solicitando o visto.

E escolher um dos centros CASV (Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto) para coletar a foto e as digitais levando o passaporte válido e a página de confirmação do formulário DS-160 somente.

Atenção: Solicitantes acima de 66 anos ou com até 15 anos estão isentos da coleta de impressões digitais.

Eles mesmos ou seus representantes deverão entregar uma fotografia 5×7 e a página da confirmação do formulário DS-160 no centro de atendimento.

Nós fomos no local que agendamos no Humaitá levando apenas o passaporte e o recibo de pagamento da taxa de solicitação de visto.

Lá tem uma fila um pouco grande, mas anda rápido e precisa desligar o celular ao entrar.

Na sua vez você será chamado para uma cabine que vai pedir o seu passaporte ou da sua família, se estiverem juntos tirando o visto e encaminhado para uma segunda cabine.

Nessa segunda cabine você vai tirar foto para o visto e a coleta das suas impressões digitais. Pronto, agora é só aguardar o dia do segundo agendamento.

 

4 – Entrevista no consulado

Agora é a parte mais importante. Você irá fazer a entrevista no consulado Americano no dia que você agendou ( pelo que vimos no site é sempre na parte da manhã)

Obs: não é permitido entrar com bolsas ou mochilas, e não há local para guardar esses pertences nem o celular.

Leve apenas na mão a pastinha com os documentos necessários para tirar visto americano incluindo:

  • Passaporte (deve ser válido para os próximos 06 meses)
  • Página de confirmação do preenchimento do formulário ds160
  • Página de confirmação de agendamento
  • RG
  • Para os que vão aplicar para o visto de estudante, devem levar além dos documentos acima, o I-20 que é cedido pela escola onde estudará nos EUA e o comprovante de pagamento da taxa sevis

Atenção: Antes de sair de casa veja se está com toda a documentação necessária e que possa precisar.

Geralmente são documentos que comprovem seu vínculo com o país, por exemplo carteira de trabalho, recibo de faculdade, certidão de casamento, contracheques etc

Nós fomos para o local no horário agendado. Na Cinelândia às 9:30h. Fica bem perto da saído do metrô da estação Cinelândia.

Quando chegamos 15min antes já havia uma fila enorme ao lado de fora, e a princípio você pode se assustar e achar que vai passar a manhã inteira ali, mas a fila anda muito rápido.

Você precisa falar o seu horário agendado para a pessoa de blusa azul marinho e calça preta e ele ou ela te encaminharão para a fila certa, que como eu disse anda bem rápido.

E eles não tem prioridade nessa fila, é por ordem de chegada.

Esteja sempre com o passaporte nas mãos e se forem o casal ou a família basta uma pessoa segurar todos os passaportes em mãos.

Ao entrar no prédio há uma outra fila menor onde você entrega os passaportes e depois é encaminhado para ficar sentado em um banco longo que seria a fila de espera.

E alguém que trabalha lá vai falar o seu nome ou de quem está com você e entregar o ou os passaportes.

Um pouco depois você é encaminhado para uma outra fila, dessa vez a da entrevista.

Eu confesso que eu achava que seria em uma sala onde me sentaria e o cara iria perguntar tudo da minha vida, mas na verdade são cabines pequenas parecidas com a da primeira vez onde nós tiramos as fotos.

E do outro lado há a pessoa que te entrevista.

A fila também foi bem rápida, é tudo muito organizado e bem dinâmico.

Quando chegou nossa vez ele pediu para que colocássemos os 4 dedos no leitor e ficou digitando um monte de coisas, depois só perguntou onde eu trabalhava e fazendo o que.

Não falou nada com o André porque ele já tinha tirado o visto antes, mas foi assim em 5 min estávamos com os nossos vistos dos Estados Unidos, o passaporte fica com eles.

Tudo o que eles precisam saber sobre você já está naquele formulário e se você tem um trabalho fixo, no caso do André super facilitou por já ter tirado o visto antes e por estarmos tirando o visto juntos e eu ser casada com ele.

Eles pedem para levar seus documentos necessários para tirar visto americano que comprovem, mas na verdade ninguém pediu nada, creio que só em casos extremos.

E atenção, não pode entrar com celular e nem mochila. Nós fomos apenas com a pasta de documentos.

Depois da entrevista mais rápida da minha vida eles entregam esse papel que diz que a entrega levará de 2 a 10 dias úteis e o endereço do site que você pode acompanhar a entrega 

OBS: Esse foi o nosso caso, mas na fila eu pude ouvir que com outras pessoas eles perguntavam o que elas faziam, com o que trabalhavam e dependendo do ramo mais algumas perguntas.

O que eles precisam saber é se você tem a intenção de retornar para o seu país e não ficar lá de forma irregular.

 

Papel com as informações de retirada do Visto. Como tirar o visto para os estados unidos

Papel com as informações de retirada do Visto.

5 – Buscar o passaporte

Como falado anteriormente nós optamos por buscar os passaportes no prédio do Humaitá que deve ser agendado após enviarem um e-mail avisando que já está disponível para buscar ( o nosso levou 3 dias). Ignore essa parte caso queira receber em casa.

Fomos no horário certo e tudo levou uns 15 min. Você entrega os papeis para pegar e a identidade e em seguida te entregam o passaporte com o visto. Bem simples e mais econômico do que entregar em casa.

Nota tirada do site do consulado

 

Nota: A decisão quanto à aprovação ou negação da concessão do visto de entrada será baseada na entrevista e nas informações prestadas verbalmente.  Todavia, o oficial consular poderá solicitar provas documentais concernentes aos seguintes ítens:

Recursos suficientes para cobrir as despesas relativas a viagem e estadia nos Estados Unidos;

          Prova de residência no seu país de origem, para onde tenha intenção de retornar ao final de sua viagem para os Estados Unidos.  Essa prova normalmente é estabelecida através de família, trabalho, propriedades e outros laços ou compromissos para com seu país de origem e que seja(m) suficiente(s) para forçar o solicitante a voltar quando do final de sua viagem.

 

Atenção a esses pontos

 

  • Um visto não garante a entrada nos Estados Unidos.
  • Solicite seu visto com bastante antecedência de sua viagem
  • Compre as passagens apenas quando tiver o passaporte com o visto emitido em mãos
  • É necessário que o passaporte esteja válido durante o período de permanência por no mínimo 6 meses
  • Seu visto vale por 10 anos e se o seu passaporte estiver expirando aconselho fazer um novo antes, senão terá que andar com dois
  • Se o passaporte estiver danificado também é bom pedir um novo antes

 

 Visto Americano pronto. Como tirar o visto para os estados unidos

Visto Americano pronto.

 

Gostou do nosso post sobre Como tirar o visto para os Estados Unidos Passo a Passo ? Veja também nosso post de dicas importantes de viagem e   sobre os tipos de seguro viagem.

Aqui um blog tem um post bem interessante sobre voos dentro da Ásia.

Sobre o visto do Vietnam, visto do Camboja e visto da Tailândia.

Deixe um comentário vamos adorar te responder!

Os brasileiros precisam do visto americano para entrar nos EUA. Por isso nesse post ensinamos passo a passo de como tirar o visto para os Estados Unidos.

EI, VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE COM A GENTE!


Sabia que quando você faz uma reserva com um link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a produzir mais artigos e vídeos! Topa dar essa forcinha para o Até Onde eu Puder Ir? Então planeje sua viagem aqui.

Hospedagem: Booking
 Passagens Aéreas: Passagens Promo
 Aluguel de carro: Rent Cars
 Seguro viagem: Seguros Promo
Ingressos e Passeios: Get your GuideCivitatis
 Chip e Internet: Viaje Conectado

Ana Paula

Olá! Eu sou Ana Paula. Sou formada em publicidade, amo viajar e me conectar com pessoas, lugares e culturas diferentes. Já visitei 11 países, inúmeras cidades e vou continuar Até Onde eu puder Ir.

  • 1

3 Comments

  1. jotalimaalex 10 de fevereiro de 2019

    Olá, excelentes dicas! Poderia tirar uma dúvida, por favor? em alguns lugares é dito que eu posso preencher um DS 160 e incluir os membros da familia (no caso, minha esposa e filha). Já em outros, é dito que tem que ter um formulário para cada membro para o agendamento do visto. Eu já preenchi um DS 160 com os meus dados e inclui os nomes da minha esposa e filha nele. Elas precisam preencher cada uma um formulário, ou isso já basta para agendar a visita á embaixada? Agradeço se puder me responder.

    Responder
    1. Ana Paula 10 de fevereiro de 2019

      Oi. Que bom que gostou! Respondendo a sua pergunta, quanto à esposa é necessário preencher um outro formulário para ela sim. Já quanto à filha eu não tenho certeza, mas acredito que também precise. A grande diferença da solicitação individual para a familiar é que o AGENDAMENTO da entrevista é único para a família toda, ou seja, todos são atendidos no mesmo dia ao mesmo tempo.

  2. jotalimaalex 11 de fevereiro de 2019

    Muito obrigado pelo esclarecimento!!

    Responder

Dúvidas, elogios, críticas ou sugestões? Adoraremos ler seus comentários!

%d blogueiros gostam disto: