Como tirar o visto para os Estados Unidos Passo a Passo
Compartilhe
Neste post ensinamos como tirar o visto para os Estados Unidos. Para viajar para qualquer lugar dos Estados Unidos os brasileiros precisam do visto americano.
É importante verificar se o seu passaporte estará válido para os próximos seis meses antes de tentar tirar o visto.
Independente do tipo de visto que você irá tirar, terá que ir 2 ou 3 vezes resolver o seu requerimento.
A primeira e a terceira vez (caso queira buscar em mãos) você irá no CASV e a segunda é no consulado.
É importante lembrar que são poucos os Estados do Brasil que oferecem o serviço de emissão do visto americano.
Nós fizemos o nosso no Rio de Janeiro e ele também pode ser feito nos Estados de Porto Alegre, Recife e São Paulo e Brasília (DF).
Existem vários tipos de visto e você pode saber mais aqui no site do consulado, porém o mais comum é o de turista (B-2).
Agora vamos listar o passo a passo de como tirar o visto para os Estados Unidos:
1 – Site do Consulado
A primeira etapa para tirar o visto americano B-2 (turista) é entrar no site do consulado do Brasil nesse link; clicar em visto de não imigrante; na parte de categorias clique na que serve para você, o nosso foi Turismo, férias, lazer (categoria B-2).
Depois você clica em Formulário online DS-160; escolha o seu país e digite o código mostrado.
O formulário é em inglês mas se você colocar o o cursor do mouse em cima da pergunta, aparece a tradução em português.
Ao final de cada página preenchida, salve o que já tiver sido feito e guarde o número do “Application ID“. Ele será necessário caso precise entrar novamente no formulário.
Atenção: O formulário deve ser preenchido por todos os solicitantes.
E preencha atentamente, pois qualquer erro (até mesmo de digitação) poderá resultar em reagendar a entrevista.
Também não deixe nenhum campo em branco. Anote o número do seu formulário e a resposta à pergunta de segurança.
Ao terminar o processo, imprima a página de confirmação.
Se tiver alguma dúvida na hora de preencher dá uma olhada no post da Visto Rápido que tem tudo explicado.
Site do Consulado. Página para preencher o formulário.
Obs: Na parte final do formulário tem umas perguntas que parecem zoação, do tipo: você sabe fazer bombas?
Você já participou ou tem intenção de participar em atividades terroristas, entre outras pérolas!
Apesar de achar que ninguém nunca respondeu “sim” a nenhuma dessas perguntas, responda com toda a seriedade possível (sob pena de perjúrio).
2 – Pagar a taxa
Agora é a vez de pagar a taxa MRV (Taxa de solicitação de visto) no valor de U$160,00 (não reembolsável).
Dependendo do visto, poderá haver outras taxas adicionais e se você optar pela entrega em casa vai pagar essa taxa de entrega.
A taxa pode ser paga com cartão de crédito pelo site de agendamento de entrevista ou por telefone local do Call Center.
De acordo com o site, o solicitante também poderá optar por pagar por boleto bancário (3 dias para confirmar) em qualquer banco da rede do boleto, devendo imprimir o boleto do site de atendimento.
O boleto conterá um número único MRV e o valor da taxa do visto. É necessário guardar o recibo do boleto após efetuado o pagamento para programar seus agendamentos.
Veja aqui as demais taxas
3 – Agendamentos
Agora você vai fazer o agendamento no próprio site depois de aguardar o prazo para confirmação do pagamento ou pelo call center.
São dois agendamentos, um no Centro de Solicitação de Visto, para coletar as digitais e tirar foto, e outro no consulado, para entrevista.
Você vai precisar do número de confirmação DS-160 para cada pessoa solicitando o visto.
E escolher um dos centros CASV (Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto) para coletar a foto e as digitais levando o passaporte válido e a página de confirmação do formulário DS-160 somente.
Atenção: Solicitantes acima de 66 anos ou com até 15 anos estão isentos da coleta de impressões digitais.
Eles mesmos ou seus representantes deverão entregar uma fotografia 5×7 e a página da confirmação do formulário DS-160 no centro de atendimento.
Nós fomos no local que agendamos no Humaitá levando apenas o passaporte e o recibo de pagamento da taxa de solicitação de visto.
Lá tem uma fila um pouco grande, mas anda rápido e precisa desligar o celular ao entrar.
Na sua vez você será chamado para uma cabine que vai pedir o seu passaporte ou da sua família, se estiverem juntos tirando o visto e encaminhado para uma segunda cabine.
Nessa segunda cabine você vai tirar foto para o visto e a coleta das suas impressões digitais. Pronto, agora é só aguardar o dia do segundo agendamento.
4 – Entrevista no consulado
Agora é a parte mais importante. Você irá fazer a entrevista no consulado Americano no dia que você agendou ( pelo que vimos no site é sempre na parte da manhã)
Obs: não é permitido entrar com bolsas ou mochilas, e não há local para guardar esses pertences nem o celular.
Leve apenas na mão a pastinha com os documentos necessários para tirar visto americano incluindo:
- Passaporte (deve ser válido para os próximos 06 meses)
- Página de confirmação do preenchimento do formulário ds160
- Página de confirmação de agendamento
- RG
- Para os que vão aplicar para o visto de estudante, devem levar além dos documentos acima, o I-20 que é cedido pela escola onde estudará nos EUA e o comprovante de pagamento da taxa sevis
Atenção: Antes de sair de casa veja se está com toda a documentação necessária e que possa precisar.
Geralmente são documentos que comprovem seu vínculo com o país, por exemplo carteira de trabalho, recibo de faculdade, certidão de casamento, contracheques etc
Nós fomos para o local no horário agendado. Na Cinelândia às 9:30h. Fica bem perto da saído do metrô da estação Cinelândia.
Quando chegamos 15min antes já havia uma fila enorme ao lado de fora, e a princípio você pode se assustar e achar que vai passar a manhã inteira ali, mas a fila anda muito rápido.
Você precisa falar o seu horário agendado para a pessoa de blusa azul marinho e calça preta e ele ou ela te encaminharão para a fila certa, que como eu disse anda bem rápido.
E eles não tem prioridade nessa fila, é por ordem de chegada.
Esteja sempre com o passaporte nas mãos e se forem o casal ou a família basta uma pessoa segurar todos os passaportes em mãos.
Ao entrar no prédio há uma outra fila menor onde você entrega os passaportes e depois é encaminhado para ficar sentado em um banco longo que seria a fila de espera.
E alguém que trabalha lá vai falar o seu nome ou de quem está com você e entregar o ou os passaportes.
Um pouco depois você é encaminhado para uma outra fila, dessa vez a da entrevista.
Eu confesso que eu achava que seria em uma sala onde me sentaria e o cara iria perguntar tudo da minha vida, mas na verdade são cabines pequenas parecidas com a da primeira vez onde nós tiramos as fotos.
E do outro lado há a pessoa que te entrevista.
A fila também foi bem rápida, é tudo muito organizado e bem dinâmico.
Quando chegou nossa vez ele pediu para que colocássemos os 4 dedos no leitor e ficou digitando um monte de coisas, depois só perguntou onde eu trabalhava e fazendo o que.
Não falou nada com o André porque ele já tinha tirado o visto antes, mas foi assim em 5 min estávamos com os nossos vistos dos Estados Unidos, o passaporte fica com eles.
Tudo o que eles precisam saber sobre você já está naquele formulário e se você tem um trabalho fixo, no caso do André super facilitou por já ter tirado o visto antes e por estarmos tirando o visto juntos e eu ser casada com ele.
Eles pedem para levar seus documentos necessários para tirar visto americano que comprovem, mas na verdade ninguém pediu nada, creio que só em casos extremos.
E atenção, não pode entrar com celular e nem mochila. Nós fomos apenas com a pasta de documentos.
Depois da entrevista mais rápida da minha vida eles entregam esse papel que diz que a entrega levará de 2 a 10 dias úteis e o endereço do site que você pode acompanhar a entrega
OBS: Esse foi o nosso caso, mas na fila eu pude ouvir que com outras pessoas eles perguntavam o que elas faziam, com o que trabalhavam e dependendo do ramo mais algumas perguntas.
O que eles precisam saber é se você tem a intenção de retornar para o seu país e não ficar lá de forma irregular.
Papel com as informações de retirada do Visto.
5 – Buscar o passaporte
Como falado anteriormente nós optamos por buscar os passaportes no prédio do Humaitá que deve ser agendado após enviarem um e-mail avisando que já está disponível para buscar ( o nosso levou 3 dias). Ignore essa parte caso queira receber em casa.
Fomos no horário certo e tudo levou uns 15 min. Você entrega os papeis para pegar e a identidade e em seguida te entregam o passaporte com o visto. Bem simples e mais econômico do que entregar em casa.
Nota tirada do site do consulado
Nota: A decisão quanto à aprovação ou negação da concessão do visto de entrada será baseada na entrevista e nas informações prestadas verbalmente. Todavia, o oficial consular poderá solicitar provas documentais concernentes aos seguintes ítens:
Recursos suficientes para cobrir as despesas relativas a viagem e estadia nos Estados Unidos;
Prova de residência no seu país de origem, para onde tenha intenção de retornar ao final de sua viagem para os Estados Unidos. Essa prova normalmente é estabelecida através de família, trabalho, propriedades e outros laços ou compromissos para com seu país de origem e que seja(m) suficiente(s) para forçar o solicitante a voltar quando do final de sua viagem.
Atenção a esses pontos
- Um visto não garante a entrada nos Estados Unidos.
- Solicite seu visto com bastante antecedência de sua viagem
- Compre as passagens apenas quando tiver o passaporte com o visto emitido em mãos
- É necessário que o passaporte esteja válido durante o período de permanência por no mínimo 6 meses
- Seu visto vale por 10 anos e se o seu passaporte estiver expirando aconselho fazer um novo antes, senão terá que andar com dois
- Se o passaporte estiver danificado também é bom pedir um novo antes
Visto Americano pronto.
Gostou do nosso post sobre Como tirar o visto para os Estados Unidos Passo a Passo ? Veja também nosso post de dicas importantes de viagem e sobre os tipos de seguro viagem.
Aqui um blog tem um post bem interessante sobre voos dentro da Ásia.
Sobre o visto do Vietnam, visto do Camboja e visto da Tailândia.
Deixe um comentário vamos adorar te responder!
Se você gosta das nossas dicas segue a gente lá no Instagram @ateondeeupuderir para acompanhar nossas viagens em tempo real, além de dicas.
EI, VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE COM A GENTE!Sabia que quando você faz uma reserva com um link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a produzir mais artigos e vídeos! Topa dar essa forcinha para o Até Onde eu Puder Ir? Então planeje sua viagem aqui. Hospedagem: BookingPassagens Aéreas: Passagens Promo Aluguel de carro: Rent Cars Seguro viagem: Seguros Promo Ingressos e Passeios: Get your Guide e Civitatis Chip e Internet: Viaje Conectado |
Olá, excelentes dicas! Poderia tirar uma dúvida, por favor? em alguns lugares é dito que eu posso preencher um DS 160 e incluir os membros da familia (no caso, minha esposa e filha). Já em outros, é dito que tem que ter um formulário para cada membro para o agendamento do visto. Eu já preenchi um DS 160 com os meus dados e inclui os nomes da minha esposa e filha nele. Elas precisam preencher cada uma um formulário, ou isso já basta para agendar a visita á embaixada? Agradeço se puder me responder.
Oi. Que bom que gostou! Respondendo a sua pergunta, quanto à esposa é necessário preencher um outro formulário para ela sim. Já quanto à filha eu não tenho certeza, mas acredito que também precise. A grande diferença da solicitação individual para a familiar é que o AGENDAMENTO da entrevista é único para a família toda, ou seja, todos são atendidos no mesmo dia ao mesmo tempo.
Muito obrigado pelo esclarecimento!!
De nada! ^^
Muito bom o post! Faz tanto tempo que tirei o meu visto para os EUA, que nem lembro mais como foi! rs Muita gente fica nervosa na hora da entrevista e imagino que todo esse processo deve ser ainda mais estressante para quem mora em cidades longe dos consulados e ainda precisa de mais uma viagem prévia extra para alguma capital só para tirar o visto!
Verdade, pra gente foi bem tranquilo.
Excelente passo a passo de como tirar o visto para os Estados Unidos. É uma tarefa bem complicadinha, mas que fica bem mais fácil com suas dicas.
Obrigada!
Muito útil o post mesmo pra quem já tirou o visto para os EUA. Eu já salvei pois a gente demora tanto tempo para refazer o pedido que quando chega a hora já esqueceu várias coisas.
hahhahahaha boa
Ficou excelente esse passo a passo para tirar o visto para os Estados Unidos. Realmente é bem burocrático, mas lendo esse post ficou bem mais fácil de preencher os itens necessários.
Que bommm
A gente fica tenso só de imaginar como vai ser pra tirar o visto dos Estados Unidos, né? Obrigada pelas dicas, vou mais tranquila agora.
De nada!