Trilha da Pedra do Telégrafo e Praia do Perigoso no RJ
Compartilhe
A Pedra do Telégrafo e a Praia do Perigoso estão localizadas no Parque Estadual da Pedra Branca, no setor Praias Selvagens do Rio de Janeiro, em Barra de Guaratiba.
Nesse passeio fizemos primeiro a trilha para a Pedra do Telégrafo, pois é melhor fazer de manhã bem cedo.
Porque o sol da manhã é mais aconselhável para fazer trilhas no Rio de Janeiro e porque para tirar fotos da Pedra do Telégrafo, é preciso enfrentar uma fila boa.
Começamos a trilha às 07:15h e chegamos no topo por volta das 8h subindo com bastante pique.
Trilha da Pedra do Telégrafo RJ:
A trilha da Pedra do Telégrafo é moderada, não há dificuldade, mas em alguns pontos a terra é escorregadia.
Ela é marcada por desenhos de “sola de tênis” e placas. Como fomos em um feriado, não paravam de subir e descer pessoas, o que confirma o caminho correto.
De qualquer forma, ao seguir as placas você vai avistar uma sinalização de que à esquerda ficam as praias selvagens do Rio de Janeiro e do seu lado direito haverá um bloqueio com arame farpado, com uma passagem estreita para pedestres.
Não se assuste, o caminho é por aí mesmo. O arame foi colocado para evitar que as motos subissem pela trilha.
Chegando perto do topo vai haver uma pedra em que as pessoas também tiram fotos e seguindo adiante o caminho vai ficando sem vegetação e a paisagem vai ficando mais visível.
No final da trilha da Pedra do Telégrafo, normalmente você encontrará uma fila (que pode ser grande ou pequena, dependendo da hora que você chega).
Como disse anteriormente, chegamos nesse ponto às 08 da manhã e esperamos cerca de 40 minutos para chegar nossa vez de “ter a pedra só para nós”.
Algumas pessoas vão em grupo grande e passam muito tempo tirando fotos da Pedra do Telégrafo de todos os ângulos possíveis. Portanto, se possível, chegue cedo.
No topo, não há apenas a pedra onde todos tiram aquelas famosas fotos fingindo estarem à beira do precipício, o segredo da Pedra do Telégrafo é que há uma outra pedra na parte de baixo, ou seja, ninguém está caindo de verdade.
Há outros pontos bem bonitos ao redor. Enquanto estiver na fila, peça para alguém “olhar o seu lugar” e aproveite para tirar essas fotos de outros ângulos.
O único chato desse horário pela manhã é a luz do sol, que, dependendo do ângulo, a foto fica escura por estar contra a luz.
Confira nosso post com 16 Mirantes no Rio de Janeiro para conhecer aqui.
Depois nós descemos a trilha, mas em um determinado momento nos distraímos e pegamos um caminho diferente da subida.
Mas acabou que chegamos em uma rua que dava para a trilha da praia do Perigoso. Seguimos pela rua até a placa indicar a trilha para a praia.
As trilhas possuem acessos diferentes, então é possível iniciar em uma e terminar em outra. O importante é estar atendo as placas (coisa que nós não fizemos! 😛 )
Trilha da Praia do Perigoso RJ:
A trilha para a praia do Perigoso é mais longa, em termos de distância, e há várias subidas e descidas – algumas em que se pode escorregar. No meio do caminho há uma fonte de água, mas não paramos nela.
Quando você estiver avistando a pedra da tartaruga é porque já está chegando. No final haverá uma descida pela terra, e é bem escorregadio.
À sua direita há umas pedras na água e algumas pessoas tomam banho por ali, mas nós fomos para a praia.
Havia muitas barracas de camping na parte de sombra, onde haviam árvores e também nas pedras.
Por isso, se você for chegar nela por volta das 10h, que foi o que fizemos, leve guarda-sol ou barraca.
O sol estava muito quente e não havia espaço na sombra para ficar. Fizemos uma “gambiarra nervosa” com a canga e uns galhos formando uma tenda e um monte de gente fez igual! rsrs
A água estava uma delícia, super fresquinha, transparente e sem ondas.
Se não fosse o calor que estava, teríamos aproveitado ainda mais, mas de qualquer forma estava muito bom e a praia é linda. E na minha opinião uma das mais bonitas do Rio.
Mas apesar de ser uma praia distante e de difícil acesso, ela não pode mais ser considerada uma praia “deserta”.
Estava bem cheia e onde tinham as barracas havia gente fazendo comida e lixo para todo lado, infelizmente.
Resumindo, é um passeio diferente de se fazer – mistura trilha, paisagem e praia, ou seja, muito bommmm! Vale a pena ir, mas vá preparado.
Tênis para a trilha e chinelo para a praia – a areia esquenta muito.
Tente chegar bem cedo e leve muita água com você. Só é vendida na rua onde você deixa o carro, e na entrada da Praia do Perigoso.
Como chegar na Pedra do Telégrafo e na praia do Perigoso RJ:
De ônibus:
Vá de BRT até a estação de Ilha de Guaratiba. As linhas que passam por lá são: Mato Alto x Alvorada, Mato Alto x Recreio, Pingo d’água x Recreio, Pingo D’água x Alvorada e Alvorada x Santa Cruz. De lá pegue o 867- Barra de Guaratiba x Campo Grande. Siga até o ponto final.
Você também pode usar o app da Moovit para saber qual a melhor linha de onde você está.
De trem:
Vá até a estação de Campo Grande usando o ramal Santa Cruz. Saia da estação seguindo para o lado em que fica o Passeio Shopping.
O ponto final do ônibus 867 é na rodoviária de Campo Grande, próximo à estação.
De carro:
Coloque em seu GPS “praia de Barra de Guaratiba”. Quando chegar em Guaratiba, siga a Estrada Roberto Burle Marx até o final.
Você irá passar por um portão do quartel do Exército (o Campo de Prova da Marambaia) onde tem uma ponte do seu lado direito e um mercado “Super Rede” do lado esquerdo.
Vire à esquerda e suba uma ladeira (Rua Almirante Carlos Tinoco), e siga essa rua direto – ela é um pouco estreita.
Quando chegar em um ponto onde ou você continua nessa rua ou vira à esquerda (em uma nova subida) numa ladeira de paralelepípedo, siga essa ladeira – ela é bem íngreme.
Nós subimos até chegar no último estacionamento perto do início da trilha da Pedra do Telégrafo.
Ele custa R$20 e pode deixar o tempo que quiser. Na verdade é uma rua de terra que fizeram de estacionamento.
Depois é só seguir em frente em uma ladeira que dá na trilha. Nós fizemos a trilha mais fácil, existe uma outra um pouco mais difícil – também para a Pedra do Telégrafo.
Começa pela praia de Barra de Guaratiba, sobe uma escadaria que dá na Capela de Nossa Senhora das Dores até chegar na Rua Parlon Siqueira.
Ainda tem a Pedra da Tartaruga e as outras praias selvagens da região. Você também pode fazer outras trilhas do Rio de Janeiro como a Pedra Bonita?
A Civitatis é uma empresa que oferece passeios, tours, ingressos nos principais destinos nacionais e internacionais. Veja opções de passeios para a Pedra do Telégrafo aqui:
Pedra do Telégrafo e praias selvagens Excursão pedra do Telégrafo
Gostou do post da Pedra do Telégrafo e da Praia do Perigoso? Deixe um comentário vamos adorar te responder.
Confira outros posts do blog como
Atrações do bairro da Urca
Parques no RJ para piquenique
passeios de Escuna da Marina da Glória RJ
Veja como Economizar em Búzios
Dicas para Viajar com Cachorro
EI, VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE COM A GENTE!Sabia que quando você faz uma reserva com um link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a produzir mais artigos e vídeos! Topa dar essa forcinha para o Até Onde eu Puder Ir? Então planeje sua viagem aqui. Hospedagem: BookingPassagens Aéreas: Passagens Promo Aluguel de carro: Rent Cars Seguro viagem: Seguros Promo Ingressos e Passeios: Get your Guide e Civitatis Chip e Internet: Viaje Conectado |
Nossa vc acredita q sou carioca e nunca fui nessas praias? Eu tenho q tomar vergonha na cara e deixar de preguiça pois estas praias são incrivéis.
hahahha pois é quase ninguém conhece
Eu sempre tive vontade de conhecer a Pedra do Telégrafo, mas tento fugir dos feriados justamente para evitar a muvuca, quem sabe consigo ir num dia de semana? Não conhecia essa praia do perigoso e já amei!
Dá para fazer vários passeios pela região.
Apesar do cansaço da trilha, ver esse visual do Rio vale muito a pena, curti muito essa Praia do Perigoso
Verdade rs..
Oi Ana Paula, tenho muita vontade de fazer essa trilha, gostei de saber que é bem sinalizada. Que água linda da Praia do Perigoso! Nunca fui também. Boas dicas perto de casa. 😉
Que bom que gostou Mari, tenta ir pq vc vai adorar!
eu fui esse ano e achei demais! adorei a vista da pedra e achei a trilha muito facil, tirei muuuitas fotos pq eh a parte mais dificil ne ahueaheu
Ana, fiquei com uma dúvida: Pelo G maps vi que a rua a esquerda na Carlos Tinoco, é muito estreita e íngreme, de fato.
Qq carro sobe de boa? Para ir com criança de 9 a 10 anos é mais fácil ir por este caminho ou pelo final da Barra de Guaratiba?
Obrigado e parabéns pelo post.
Olá Anderson,Sim, qualquer carro consegue subir. Se você preferir estacionar na rua para baixo é só subir pela capela, tem marcação e as pessoas indicam. A diferença de um para o outro é que subindo a rua com o carro você corta uma parte do caminho, fica mais rápido. E a trilha é tranquila para crianças, só ficar de olho neles na pedra quando chegar lá em cima. Que bom que gostou do post ^^
uhahuhuahuahuhuahua verdade… aguentar aquela fila não é fácil