fbpx

Type to search

Dicas Experiências e Reviews

Dicas de como é viajar sozinha

Compartilhe

Vou te dar várias dicas de viajar sozinha e sei que você pode estar se perguntando: “sua louca, como é que você sabe como é viajar sozinha”? E “como pode dar dicas de viajar sozinha, se o blog é seu e do seu marido?” 😤 .

Calma jovem gafanhoto, eu sei desse “detalhe” e não tenho mesmo a experiência de viajar sozinha, maaaas eu convidei uma amiga para falar sobre isso! Tcharããã

O mundo é tão grande e tão bonito, há tanta coisa para ver e fazer e muitas vezes não nos damos conta de que podemos sempre alcançar mais em nossas vidas.

Falei sobre o lado bom de viajar nesse post.

Tem gente que não viaja por não conseguir juntar dinheiro, por medo de viajar sozinha, por estar sozinho… e principalmente as mulheres, algumas não tem coragem de viajar sozinha.

Eu não tive essa experiência, porque comecei a viajar quando conheci o André s2.

Mas tenho amigas que se aventuram pelo mundo sozinhas e por isso fiz uma entrevista com duas delas para que ajude você, que ainda não teve coragem de enfrentar esse mundão sem companhia.

A nossa primeira entrevistada para nossas dicas de viajar sozinha é a Camila Cabral.

Ela tem 24 anos e já foi em 6 países sozinha, e uma das viagens foi um mochilão pela América do Sul. Ela vai falar da experiência dela aqui nesse post.

E a segunda entrevistada para dicas de viajar sozinha foi a Isabela Costa, minha cunhada.

Ela tem 26 anos e a história dela é um pouco diferente, porque foi a primeira viagem para fora do Brasil e a primeira sozinha. Você pode ver nesse vídeo:

 

Depois de ler como é bom viajar sozinha você vai começar a viajar sozinha para fora do Brasil, vai viajar sozinha para Buenos Aires, viajar sozinha para Miami e porque não viajar sozinha para o Deserto do Atacama?

 

Como é viajar sozinha:

 

Precisa ter coragem para viajar sozinha? Quais são seus maiores medos?

 

Sim, com toda certeza. Modéstia à parte, me admiro por isso.

Porque não é qualquer pessoa que faria. Na última viagem sozinha (Chile, Bolívia e Peru), quando cheguei no aeroporto, após meus pais me deixarem lá sozinha, eu fui para fila despachar a mala e comecei a tremer.

Ali finalmente caiu a ficha, caramba, tô sozinha, e comecei a ter medo.

O maior medo eu diria que é de não conhecer ninguém… medo de, sei lá, acontecer alguma coisa e não ter ninguém para te amparar.

 

Quando você viaja sozinha se sente solitária?

 

Impossível me sentir solitária rs. Primeiro que, se eu não conhecer ninguém (que é impossível), to com minha internet full time rs.

Eu compro chip para ter meu what’s App 24 horas e converso com meus pais e amigos a viagem toda.

Também posto tudo no meu Instagram haha. Porque quando você está sozinho, dá para fazer isso – você simplesmente não tem a quem dar sua atenção. Rs

 

Quais as vantagens de viajar sozinha?

 

Digo que a maior vantagem de viajar sozinha é fazer o que você quer na hora que você quer sem ninguém te perturbando ou de mimimi.

Porque a coisa mais chata é você querer ir para algum lugar e sua companhia não querer por algum motivo, e por consequência você acaba não fazendo porque tá viajando com aquela pessoa, ou porque você tem medo de fazer sozinha.

E outra vantagem, não menos importante, é ter a oportunidade de conhecer muitas pessoas de diversos países e culturas diferentes da sua.

Digo isso porque, quando você viaja acompanhado, naturalmente vai acabar se privando de conhecer gente, por não haver necessidade disso para ter uma companhia.

E também porque talvez você não veja necessidade de ficar num hostel (melhor lugar pra conhecer outros viajantes sozinhos) rs.

Outras vantagens citadas por outras viajantes:

  • Traz amadurecimento e independência
  • Aprende novos idiomas
  • Percebe que estar só, não significa sozinho
  • Se arrisca mais

 

Quais os contras de viajar sozinha?

 

Demorei uns 5 minutos pra pensar nessa pergunta rs. Não acho que tenha contra, depende muito da personalidade da pessoa em se virar sozinha.

Acho que os pontos contras são os mesmos que os pontos a favor que é o fato de estar sozinha, mas depende de como você lida com isso.

Talvez um ponto contra seja se acontece algo (passar mal, por exemplo) e não ter ninguém do seu lado para te ajudar, é você por você mesmo!

 

E se tiver alguma emergência médica?

 

Eu nunca viajo sem seguro viagem (momis obriga a fazer rs), mas é super importante se você vai viajar sozinho, faça esse seguro.

Na minha última viagem, eu tive um contratempo desse de passar mal, ter febre, infecção intestinal, mas não procurei nenhum médico não e, nem utilizei o seguro (estava no meio do Atacama indo pro Salar de Uyuni no dia seguinte, não tinha como…)

Então apelei para minha mãe (acho que toda mãe tem um curso de medicina quando vira mãe hahaha) e ela me indicou os remédios a serem tomados e obviamente se desesperou, mas eu, para tranquilizá-la disse que já estava tudo bem.

Mas nem tava 😩  , no dia seguinte, sem internet nenhuma porque não tinha rede, eu passei mal horrores, mas no fim deu tudo certo rs

 

Tem algum momento em que é chato estar sozinha?

 

Acho que tudo depende de como você enxerga e lida com o fato de estar sozinho.

Eu amo minha companhia, então para mim é maravilhoso, reflito muito, e me sinto viva.

 

Já passou algum Perrengue viajando sozinha?

 

hahahaha simmm! Quem nunca ?! Já fiz 4 viagens sozinhas, duas delas foram intercâmbios, então são viagens diferentes de quando você faz a turismo.

Mas um perrengue brabo que passei foi quando fiz o passeio Atacama-Uyuni (são 3 dias de excursão e só tem banho no 2º dia) e depois eu iria para Lá Paz (12 horas de viagem), mas não ia me hospedar lá, só ia passar o dia e depois iria no mesmo dia para Cusco  no Peru (16 horas de viagem).

E nessa história toda, fiquei de segunda à noite até quinta pela manhã sem banho, minha sorte é que estava frio, então não suava muito hahahaha.

Fora que eu já tinha melhorado um pouco, mas ainda tava com a infecção intestinal. Hahahaha paciência, amo perrengues, eles que deixam a viagem interessante.

 

Já teve algum caso de Assédio viajando sozinha?

Graças a Deus, não!

 

O que seus pais acham de você viajar sozinha?

 

Minha primeira viagem da vida (de avião) foi um intercâmbio para Nova Zelândia sozinha aos 20 anos.

Eles super me apoiaram, eu que tive a ideia, e eles compraram essa ideia, minha mãe com vários pés atrás né hahaha com medo total de acontecer algo comigo.

Mas a minha primeira viagem a turismo foi pra NY, e na hora de comprar a passagem, eu deixei de ficar mais tempo, por medo de estar viajando totalmente sozinha e porque minha mãe ficou com medo também, aí acabei ficando 7 dias ao invés de ficar uns 12 dias. Me arrependo demais 🙁

 

Tem algum país que você tem muita vontade de conhecer, mas fica com receio por ser mulher e estar sozinha?

 

O continente Asiático e Africano, em geral. Mas acho que não deixaria de fazer por estar sozinha, não.

Só bate um medo e uma adrenalina maior, mas tem tanta gente que faz sozinha, porque eu não faria?!

Mas óbvio que com cuidado né, também não posso ser a loka e ficar abusando.

Mas não deixaria de fazer nada porque eu não tenho companhia.

 

É seguro mulher viajar sozinha Até onde eu puder ir?

Em algumas culturas a mulher não pode ser a responsável por algumas coisas e nem andar desacompanhada, como no oriente médio, por exemplo.

Então se você pesquisar bem o destino, entender o que pode ou não fazer, vai viajar mais preparada.

Nesse caso aqui, se estivesse sozinha, acharia um guia de confiança para me fazer companhia e entrar nos lugares.

Aproveite e veja nosso post sobre a Tailândia aqui.

 

Você viaja com agência ou por conta própria?

 

Faço tudo por mim mesma rs. Acho que a maioria das agências cobram muito caro, e eu posso pesquisar tudo na internet, em blogs de viagens. Então me jogo! Rs

E para os passeios eu entro em contato com o país, mando e-mail, pra fechar os passeios etc.  Mas caso tenha medo de fazer sozinho, procure uma agência, mas particularmente acho um gasto desnecessário rs

 

Tem algumas dicas para viajar sozinha?

 

A sensação de viajar sozinha (o), é maravilhoso e enriquecedor.

Nem que seja um fim de semana a 2 horas de onde você mora, sério!

E sempre que viajar sozinho, fique num hostel, procure na internet hostels mais badalados, ou mais procurados por viajantes sozinhos.

Lá você vai conhecer muita gente de outras culturas.

E não fique de mimimi, se joga mesmo nessa experiência. Tenho certeza que você vai amar! Se eu pudesse colocava minha coragem de fazer isso nas pessoas.

 

Obrigada pelo bate-papo Camila!


 

Primeira viagem sozinha para onde ir?

Eu sugiro lugares pelo Brasil, pra ir se acostumando com não depender de ninguém para fazer nada.

De preferencia para cidades maiores, onde é fácil de encontrar o que você precisar e de fazer os passeios.

 

Lugares para viajar sozinha no Brasil:

Praticamente todos rs, mas você pode ir para Fernando de Noronha, Natal, Porto de Galinhas, Jericoacoara, Curitiba, Foz do Iguaçu, Pipa, Bombinhas, Itapema, Balneário Camboriú, São Paulo.

 

Lugares para viajar sozinho na América do Sul:

Na minha opinião os melhores são Chile, Argentina e Peru.

 

Como perder o medo de viajar sozinho?

Nós geralmente temos medo do novo, mas esse medo só vai sair quando você se arriscar.

Se seguir as dicas de viajar sozinha que colocamos aqui, não tem porque ter medo.

Como tudo na vida que fazemos pela primeira vez tem seus riscos e suas vantagens, o que posso garantir é que viajar vale muito a pena!

 

Dicas para viajar de avião pela primeira vez :

  • Planeje sua viagem em detalhes, quando vai chegar e onde, o que vai precisar etc…
  • Faça tudo com antecedência
  • Separe a documentação necessária e coloque com você
  • Faça sua mala com um cheklist completo para não esquecer nada, e confira essa lista quando voltar.
  • Fique atento ao peso limite das malas e atenção para o despache de bagagem.
  • Faça o check-in pela internet, tenha os aplicativos da companhia aérea no celular
  • Viaje com um seguro viagem

 

 

 

como é viajar sozinha

Guarde esse post no seu Pinterest.

Conclusão:

Espero que esse post sobre viajar sozinha possa ter te ajudado de alguma forma.

A verdade é que nunca estamos sozinhos, não importa o destino – você sempre vai encontrar alguém para te fazer companhia.

Então acredito que, sim, é seguro viajar sozinha.

Não existe um “melhor lugar” para viajar sozinha ou um roteiro para viajar sozinha, qualquer hora e qualquer lugar serve para você, sozinho ou não.

O importante é vencer seus medos e superar seus limites.

Conheci uma menina, a Jéssica, que estava fazendo um mochilão sozinha pela América do Sul.

E ela falou que não ficou sozinha em nenhum momento, porque encontrava outros mochileiros no caminho e eles faziam a viagem juntos.

E além disso ela pegava carona na estrada e até morou e trabalhou no Atacama.

Quando fomos para o Chile, na maioria dos passeios encontrávamos mulheres que estavam sozinhas.

Quando fomos para o Salar de Uyuni o nosso carro era de 4 mulheres contando comigo.

Só tinha o André de homem! Todas viajando sozinhas – duas espanholas e uma suíça.

O mais importante é que você precisa pesquisar bem sobre o destino antes de ir.

Para, por exemplo, ver se tem algum costume que precisa ser respeitado.

Para isso temos os blogs de viagem, não é? Normalmente não há muitos riscos em viajar sozinha, mas é bom ficar atenta a algumas coisas:

Dica para viajar sozinha pela primeira vez:

  • Pesquise bastante o destino antes de ir;
  • Chegue no seu hotel antes de anoitecer, de dia é mas fácil encontrar as coisas caso se perca;
  • Evitar andar em ruas escuras que você não conhece sozinha(o);
  • Seus documentos, passaporte e algum dinheiro devem ficar com você na doleira;
  • Evitar ficar íntimo demais com pessoas que você acabou de conhecer;
  • E não de pinta de turista perdido;
  • Evite o excesso de álcool;
  • Não se hospedar em hotéis e hostels muito distantes e isolados e veja as avaliações das hospedagens;
  • Deixar alguém de casa saber onde você está além de levar números de emergência. São algumas coisas que você pode fazer para se sentir mais seguro;
  • E não fique sem internet no celular;
  • Ficar atenta a informações importantes da casa ou apartamento que alugar.

 

Gostou desse post sobre dicas de viajar sozinha?

Confira outras dicas do nosso blog como fazer uma mala prática, nosso checklist de viagem completo e de como economizar nas viagens.

Veja também!

Dicas de viagem

Como cuidar dos cabelos em viagens

Dica para viajar com Pet

Destinos para Pet no Rio de Janeiro


EI, VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE COM A GENTE!


Sabia que quando você faz uma reserva com um link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a produzir mais artigos e vídeos! Topa dar essa forcinha para o Até Onde eu Puder Ir? Então planeje sua viagem aqui.

Hospedagem: Booking
 Passagens Aéreas: Passagens Promo
 Aluguel de carro: Rent Cars
 Seguro viagem: Seguros Promo
Ingressos e Passeios: Get your GuideCivitatis
 Chip e Internet: Viaje Conectado

Ana Paula

Olá! Eu sou Ana Paula. Sou formada em publicidade, amo viajar e me conectar com pessoas, lugares e culturas diferentes. Já visitei 11 países, inúmeras cidades e vou continuar Até Onde eu puder Ir.

  • 1

12 Comments

  1. Minha natureza é de viajar acompanhada. Ano passado viajei 2 semanas sozinha e fiquei muito triste. Mas as suas dicas são valiosas!

    Responder
    1. Ana Paula 6 de agosto de 2019

      Eu entendo,também prefiro viajar acompanhada, mas muitas mulheres não tem essa opção e acho válido viajar de qualquer forma rs

  2. Carolina Arellano 6 de agosto de 2019

    Adorei! Também nunca viajei sozinha, assim como vc comecei a viajar quando conheci meu marido, ambos somos loucos por viagem agora, um puxa o outro. Admiro muito quem viaja sozinha porque o importante é viajar e se sentir bem viajando, acompanhada ou não.

    Responder
    1. Ana Paula 6 de agosto de 2019

      Concordo! Viajar faz muito bem pra alma e nos limitar a alguém é ruim, né?

  3. Lulu Freitas 6 de agosto de 2019

    Adorei a ideia de fazer entrevista com mulheres que viajam sozinhas. São depoimentos muito ricos em vivência! Eu também tenho dificuldades de pensar nos contras de viajar sozinha… rsrs Eu também adoro a minha companhia rsrs Mas seis que nem todas são assim, não é fácil ir para um lugar sem conhecer ninguém. Às vezes bate sim solidão e medo.

    Responder
    1. Ana Paula 6 de agosto de 2019

      Exatamente, é um misto de sentimentos, né? Mas os depoimentos são para ajudar nessa decisão!

  4. Raianne Fernandes 7 de agosto de 2019

    Adorei o ‘calma jovem gafanhoto’ rs rs Já viajei por 3 países sozinha e acho que todo mundo deveria fazer pelo menos uma viagem sozinha. é uma mistura de sentimentos no começo da viagem, mas quando acaba é um sentimento inexplicável.

    Responder
    1. Ana Paula 7 de agosto de 2019

      Ainnn deve ser mesmo… mas agora maridão não deixa… ele é muito apaixonado, sabe rs

  5. MARIA C 7 de agosto de 2019

    Viajar sozinha é, mais que tudo, um momento de autoconhecimento. Dicas relevantes para quem pretende desbravar o mundo na sua própria companhia! Beijos!

    Responder
    1. Ana Paula 7 de agosto de 2019

      Pois é, só falam bem desse tipo de experiência…

  6. maria c 7 de agosto de 2019

    AH! Aproveito para deixar meu abraço à inspiradora Camila!

    Responder
    1. Ana Paula 7 de agosto de 2019

      hahhaha pode deixar que mando!

Dúvidas, elogios, críticas ou sugestões? Adoraremos ler seus comentários!

%d blogueiros gostam disto: